Miami tem seu próprio plano de socorro

Por Gazeta Admininstrator

Com a crise econômica, a cidade de Miami está tomando iniciativas para solucionar a crise de foreclosures no mercado imobiliário de Miami. A Miami City Comission aprovou um programa de foreclosures de $500 mil, que ofere-cerá programas de empréstimos de até $7,5 mil para ajudar proprietários em vias de perder seus imóveis.

A iniciativa tem o objetivo de auxiliar aqueles proprietários que têm imóveis financiados avaliados em $300 mil, ou menos. “É importante que as pessoas saibam que existe algum tipo de ajuda”, disse o comissioner Joe Sanchez.

Um dos principais requisitos é que o candidato tenha renda de até 80% da média salarial de Miami, ou de aproximadamente $57 mil anuais, conforme o último censo. Além disso, o interessado precisa demons-trar capacidade de fazer os pagamentos de seu financiamento no futuro, uma vez que o auxílio seja recebido.

O candidato ao empréstimo também não pode ter mais de um imóvel em foreclosure. “Acreditamos que cerca de 100 proprietários poderão ser beneficiados. Não é grande coisa, é apenas uma gota no oceano. Não creio que ajudará muito a resolver o problema de foreclosures em Miami”, disse o comissioner Tomas Regalado.

Em Miami, 279.500 imóveis foram a foreclosure, no ano passado, o que representa uma elevação de 5%, em relação ao ano anterior. A média de foreclosures cresceu 25%, em outubro, em relação ao ano passado. Enquanto o programa auxiliará um pequeno grupo de pessoas, outra iniciativa da cidade de Miami oferecerá auxílio àqueles que estão em dificuldades financeiras. Os comissioners aprovaram um pacote de estímulo econômico que ajudará a indústria da construção civil a criar empregos e cerca de $12 milhões serão destinados a ajudar a renovar imóveis que foram abandonados.

O pacote de estímulo econômico permitirá a contratação de dezenas de projetos de melhoramento dos imóveis, que não precisam passar pela aprovação da prefeitura.

- Entendo que esse projeto será voltado, principalmente, para imóveis residenciais, o que deixará que os imóveis comerciais sejam destruídos. Uma comunidade é tão boa quanto os seus negócios. Se você não preserva os negócios, não pode preservar a comunidade”, diz Leroy Jones, morador de Miami.

De acordo com Regalado, há cerca de 700 imóveis abandonados em Miami, e a maioria do dinheiro será destinada a eles. Ele também expressa preocupação em relação à forma com que o dinheiro será distribuído pelos distritos de Miami. “Espero que a cidade não discrimine, por exemplo, o distrito 4, que é totalmente hispano – diz.

O diretor do Community Development, George Mensah, assegura que o projeto será executado de forma justa. “A muito trabalho a ser feito e acho que a cidade começará a ver as mudanças. Nós também já estamos recebendo pedidos para o programa de ajuda a proprietários em foreclosure”, disse Mensah.
Para obter mais informações sobre ambos programas, basta ligar para a prefeitura de Miami (305) 416-2080.