Microsoft troca Hotmail pelo Outlook.com - Informática

Por Arlindo Machado

You-Can-Easily-Upgrade-from-Gmail-to-Outlook-com-Microsoft-says-2

Hotmail, conhecido serviço de email grátis da Microsoft, tem novos recursos na substituição pelo Outlook.com, também gratuito.

As contas de usuários do Hotmail estão sendo migradas para o novo serviço grátis de email da Microsoft, o Outlook.com. Segundo a empresa, o novo domínio soma mais de 60 milhões de usuários que migraram desde o lançamento da nova versão do email gratuito, em 2012. Uma das principais mudanças é a interface do serviço.

De acordo com o site Engadget, o Outlook.com tem mais de um terço dos usuários vindos do Gmail, do Google. Conforme a Microsoft, a troca do Hotmail para o Outlook.com será instantânea para os usuários, e os contatos, senhas e o endereço de e-mail serão automaticamente transferidos, sem alteração ou perda das informações. O novo serviço de e-mail traz novas funcionalidade ao email.

Outros serviços da companhia estão presentes no novo e-mail. Os usuários podem enviar fotos e documentos pelo SkyDrive - serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft - em vez de anexar arquivos à mensagem. O Outlook traz também um serviço web do Outlook, que permite visualizar e editar arquivos de Word, Excel e PowerPoint sem sair da caixa de entrada.

Com 36% do mercado, o Hotmail é o maior serviço de e-mails do mundo, com 324 milhões de usuários, segundo o comScore. Porém, tem perdido usuários rapidamente desde o lançamento do Gmail, que alcançou 31% do mercado em junho. O Yahoo! Mail se mantém praticamente estável, com 32% dos usuários de e-mails. O Outlook.com é a tentativa da Microsoft de reverter o mercado, aproveitando a familiaridade dos usuários com o serviço, utilizado por grande parte do mercado corporativo mundial. Na apresentação do novo serviço, a companhia ensina os usuários a alterar as configurações do Gmail para que as mensagens sejam reencaminhadas para o Outlook.com.

O Hotmail, lançado em 1996, foi um dos primeiros serviços de email online, e a Microsoft não o atualizava há oito anos. “Muita coisa mudou nos últimos oito anos e acreditamos que seja a hora de um email de cara nova”, afirmou Chris Jones, o vice-presidente da divisão Windows Live da Microsoft, em um post no blog da empresa.

O novo look é simples e nada poluído, com muito espaço em branco, e lembra a recente reformulação do Gmail empreendida pelo Google. A publicidade é veiculada de forma discreta em uma coluna na porção direita da tela, e só quando o usuário está olhando suas pastas de arquivo. Não são veiculados anúncios quando as mensagens estão abertas. Aqui vão algumas dicas para você começar: Usando a barra de ferramentas -  Clique em qualquer e-mail em sua caixa de entrada, e na barra de menu principal aparecerá com opções, incluindo encaminhar ou responder a mensagens, gerenciamento da lixeira e impressão.

Iniciar um novo e-mail - Para compor um novo e-mail, clique em “Novo”. Para adicionar um destinatário, clique em “Para”, ou clique na caixa logo abaixo. Responder ou encaminhar mensagens - Para responder a todos ou encaminhar uma mensagem, clique na seta para baixo ao lado de “Responder” e escolha a opção desejada.

Imprimir um e-mail - Na barra de menu principal, clique no botão “...” ao lado de categorias e click em imprimir.

Visualizar os contactos, calendário ou SkyDrive - Para ver seus contatos (agora chamado de Pessoas), calendário ou SkyDrive clique na seta para baixo ao lado do logotipo Outlook.com, no canto superior esquerdo.

Adicionar pastas - Para adicionar uma nova pasta, clique-direito “Pastas”, clique em “Adicionar uma nova pasta”.

Opções - Para personalizar a aparência da caixa de entrada e ver mais configurações de e-mail, clique no ícone de engrenagem no lado direito da barra de menu e à esquerda do seu nome.

Sign out e Protejer sua Conta - Para sair da sua conta Microsoft, clique em seu nome, em seguida, clique em “Sair”. Você também pode adicionar mais informações a sua conta de segurança, que vai ajudar a verificar sua conta, se surgirem questões de segurança.