Mídias sociais: Qual é a plataforma ideal para seu negócio? - Mundo Tech

Por Marisa Arruda Barbosa

download

Saber quando e onde postar determinado conteúdo pode aumentar o envolvimento de seus clientes em potencial com sua empresa e sua marca. Conheça cada plataforma e prepare estratégias diferentes para cada plataforma, para que possa atingir o público certo.

FACEBOOK: Em uma nova pesquisa realizada no fim de 2014, o Centro de Pesquisas Pew chegou à conclusão que o Facebook continua a ser, de longe, o site mais popular de mídia social, aumentando o nível de envolvimento dos usuários com a plataforma. Com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, seu ambiente é casual, amigável, popular, onde amigos, familiares e estranhos podem postar inúmeros recursos visuais promovendo um engajamento global. As empresas usam essa plataforma para que possam fazer parte dessa comunidade online através da criação de Páginas de Negócios e publicação de artigos, imagens e vídeos relacionados com a indústria. No Facebook, as empresas têm um ar menos sério e mais social para alcançar usuários, torná-los possíveis clientes e fidelizar os já existentes. No geral, 71% dos usuários de internet estão no Facebook. Ainda que o número de usuários não tenha crescido muito, o engajamento dos usuários no Facebook continuou a crescer. Um total de 70% das pessoas entrevistadas se envolvem diariamente com essa plataforma (e 45% o fazem várias vezes ao dia). Na última pesquisa, mais da metade (56%) de todos os adultos com 65 anos ou mais usam o Facebook. Isso representa 31% de todos os idosos.

GOOGLE+: Promove um ambiente divertido e informal onde fotos, vídeos, conteúdo e links podem ser compartilhados com os de seus círculos e as comunidades. Unir-se a grupos no Google+ e seguir seus usuários, pode ajudar a construir um relacionamento com os fãs e clientes. Utilizando outras funcionalidades do Google+, como o Google Hangouts, pode oferecer uma abordagem criativa para marketing.

INSTAGRAM: Com 200 milhões de usuários, aqui todo mundo tem uma chance de se tornar um fotógrafo profissional. Adicionando efeitos artísticos e promovendo a sua marca através de imagens estilizadas, empresas, marcas de luxo, indústria alimentícia, etc, podem compartilhar conteúdo visual e vídeos de curta duração. O Instagram tornou-se um ótimo meio de se conectar e interagir com os clientes de uma forma criativa. Instagram não só aumentou o seu número global de usuários em 9%, mas também viu um crescimento significativo em quase todos os grupos demográficos. Cerca de metade (49%) dos usuários do Instagram se envolve com essa plataforma diariamente. Cerca de metade dos jovens adultos (18-29 anos) que usa a internet disse que usa o Instagram.

LINKEDIN: Focado em empresas e profissionais, é usado para promover artigos, e se comunicar dentro de fóruns da indústria para promover conteúdos e alcançar autoridade em sua área de experiência. LinkedIn é uma plataforma social para profissionais da mesma área, possibilitando compartilhamento de ideias. Empresas que prestam serviços à outras devem estar no LinkedIn para alcançar novos clientes. Através de recomendações de seus usuários, seu negócio alcançará mais credibilidade. Pela primeira vez, a participação dos usuários de internet com educação superior que usa o LinkedIn chegou a 50%. O LinkedIn continuou a crescer entre os grupos com os quais já era popular, tais como profissionais e universitários.

PINTEREST: As mulheres dominam o Pinterest: 42% das mulheres on-line agora usam a plataforma, em comparação com 13% dos homens on-line. 17% dos usuários do Pinterest se envolvem com essa plataforma diariamente. Milhares de receitas compartilhadas, dicas de decoração e projetos para cada parte da casa até mesmo para o exterior, como nos pátios e jardins, artesanato, moda... Isso explica porque a maioria dos usuários são mulheres. É uma grande rede social que permite que as empresas mostrem a sua personalidade através de temas visuais.

TWITTER: Com 140 caracteres ou menos, empresas transmitem informações em tempo real, de forma criativa usando hashtags (#), fazendo e respondendo perguntas a seus clientes. Misturando os “tweets”, as empresas usam promoções, ofertas, informações úteis e atualizadas para alcançar e também fidelizar clientes. Cerca de 23% dos adultos online atualmente usam o Twitter, particularmente popular entre os menores de 50 e de formação universitária. Cerca de 36% dos usuários do Twitter visitam o site por dia, mas isso na verdade representa uma diminuição de 10 pontos dos 46% que o fizeram em 2013.