Mike Tyson perde e dá adeus aos ringues

Por Gazeta Admininstrator

O retorno do pugilista americano Mike Tyson aos ringues de boxe durou apenas seis assaltos e acabou se transformando numa melancólica despedida do boxe. Na luta contra o irlandês Kevin McBride, na madrugada deste domingo, no MCI Center de Washington, o ex-campeão mundial dos pesos pesados voltou a ser derrotado, ao abandonar a luta e levar um nocaute técnico.

Tyson se mostrou fora de forma, o que McBride aproveitou, com maior envergadura, fazendo uma luta com mobilidade de pernas e castigando o corpo do ex-campeão. A luta, que aconteceu no MCI Center de Washington, estava acertada para 10 assaltos. Era a primeira que Tyson fazia desde julho de 2004, quando também perdeu por nocaute para outro desconhecido, o britânico Danny Williams.

- Posso estar em boa forma física, mas não penso que eu ainda tenha a coragem e a vontade de seguir lutando - declarou Tyson após o fim da luta, enquanto recebeu um coro de vaias por parte dos cerca de 15 mil torcedores torcedores. - Não tenho estômago para fazer mais isto e o mais provável é que eu não volte a lutar. Não vou faltar com o respeito a um esporte como o boxe, perdendo para um rival desta categoria - completou.

Tyson mostrou-se abatido pela maneira como perdeu a luta e o fato de ter decepcionado os torcedores.

- Eu me sinto muito desiludido. Acho que seria preciso encontrar alguma maneira para que os torcedores pudessem recuperar parte do dinheiro que pagaram por ver a luta - reconheceu Tyson.

O início do combate se caracterizou por um Tyson agressivo e querendo concluir rápido a luta, mas McBride, aproveitando-se de sua maior envergadura, manteve uma distância segura e combateu com bons diretos de esquerda.

McBride estudou Tyson e lutou no contra-ataque, o que lhe deu bons dividendos. No quinto assalto, o irlandês encurralou seu adversário contra as cordas e lhe provocou danos, depois de acertar boas combinações de golpes, incluindo um direito na cabeça que fez o ex-campeão cambalear.

Para o sexto assalto, McBride mudou de tática, depois de perceber que Tyson estava mal, e partiu para uma luta de perto, sempre castigando o lutador americano.

Tyson, surpreendido por não controlar as ações, recorreu ao boxe sujo, e provocou que lhe tirassem dois pontos depois de acertar intencionalmente com a cabeça em McBride, que ficou ferido na sobrancelha esquerda. Mais tarde, no mesmo assalto, recebeu outra advertência por segurar o braço de McBride.

O desastre de Tyson chegou quase no final do sexto assalto, quando caiu de joelhos na lona. Tyson conseguiu se levantar e caminhou com dificuldades para seu banco, onde decidiu abandonar o combate, após dizer que estava lutando para pagar as dívidas e não porque gostava de fazê-lo.

A derrota deixou Tyson, de 38 anos, com uma marca de 50-6, 44 triunfos conseguidos por nocaute, enquanto que McBride, de 32 anos, fez 33 combates, com 28 vitórias, quatro derrotas e uma luta anulada.

Tyson recebeu uma bolsa de US$ 6 milhões, pesou 105 quilos, o maior peso de sua carreira como profissional, enquanto McBride, que tem 1,96m de estatura, chegou aos 122 quilos e recebeu US$ 150 mil para enfrentar o ex-campeão do mundo e agora aposentado do boxe.