Milhares de brasileiros são afetados por problemas na emissão de visto para os EUA

Por Gazeta News

visto_americano20140728_000

O problema global no sistema de vistos para os Estados Unidos já afetou mais de 50 mil brasileiros e 700 mil pessoas em todo o mundo. As entrevistas para a obtenção de visto para esta semana foram canceladas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos pela segunda semana consecutiva.

Os solicitantes que tinham entrevistas agendadas até o dia 26 na embaixada em Brasília e nos consulados de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife foram informados para não comparecer e que deverão reagendar o procedimento, mas apenas quando o sistema retornar.

A falha, conforme reforça a embaixada, é global, teve início em 8 de junho e, mesmo se tratando dos EUA, ainda não há previsão para ser solucionada.

Segundo nota publicada no site oficial do Departamento de Estado, há um problema técnico na biometria com o sistema de vistos de não imigrantes no Brasil e no exterior. Ainda de acordo com a nota, esse não é um problema de nenhum país específico, documento de cidadania ou categoria de vistos: é global, afetando a emissão no mundo inteiro.

Oficiais disseram que não suspeitam de um ataque cibernético criminoso e que o problema deste ano não é relacionado ao software usado, como no ano passado, quando houve uma paralização semelhante. Eles disseram ainda que um time de 100 especialistas do setor público e privado está trabalhando dia e noite na tentativa de resolver o problema o quanto antes. O departamento informa que, assim que o sistema for restabelecido, vai buscar atender os casos pendentes o mais rápido possível e pede desculpas para os viajantes, reconhecendo que o problema tem causado dificuldades para algumas pessoas.

Ainda de acordo com o comunicado, no momento, o departamento está priorizando atendimento a casos de emergência médica e outras situações de cunho humanitário. Com o problema, os vistos só serão concedidos para casos especiais, como passageiros que precisem viajar para tratamento de saúde.