O governo norte-americano tem aumentado seus esforços para deportar o máximo de imigrantes considerados criminosos, mas muitos deles, acabam retornando ao país, pela fronteira do México.
Os agentes de imigração deportaram quase 90 mil imigrantes criminosos no ano fiscal passado, depois de iniciarem uma nova política agressiva para deportá-los. Assim os EUA conseguiram aumentar em 25% o número de deportados. No ano fiscal de 2001, foram deportados 70.853 imigrantes.
Cerca de 72% dos imigrantes deportados considerados criminosos eram do México. Outros países na lista incluem Brasil, Guatemala, Honduras, Colômbia, entre outros. Os imigrantes do México são deixados em cidades que fazem fronteira com os EUA, facilitando a re-entrada dos imigrantes daquele país.
A Imigração não tem ficha ou dados de quantos ilegais deportados criminalmente são recapturados dentro dos Estados Unidos, mas agentes da Imigração dizem que muitos voltam. E alguns, quando voltam, cometem mais crimes, como o que aconteceu na semana passada quando um imigrante ilegal matou um policial em Phoenix, no Arizona.
A patrulha da fronteira do Arizona tem notado um número crescente de prisões envolvendo criminosos, aumentando a idéia de que a fronteira realmente é uma entrada para imigrantes que querem retornar.
De acordo com a patrulha de Tucson, também no Arizona, mais de 38 mil casos de imigrantes com recordes criminais foram presos até agosto de 2007 tentando re-entrar nos EUA. Os crimes cometidos vão de dirigir embriagado até homicídio.
“Se eles moraram muito tempo nos EUA, e estão acostumados a viver aqui, com certeza eles vão tentar re-entrar no país novamente”, disse o agente Jesus Rodriguez, um porta-voz da patrulha da fronteira de Tucson.
“O ICE já reconhece que imigrantes deportados, que são considerados criminosos, estão tentando re-entrar no país constantemente, disse a porta-voz do departamento”, Virgina Kice. Ela disse também que está trabalhando com o departamento de justiça dos EUA para processar mais severamente os que tentam a travessia depois de deportados.
“O imigrante que re-entra nos EUA depois de ser deportado está cometendo um crime que carrega pena de até 20 anos de cadeia”, acrescentou a porta-voz.
O Departamento de Justiça do Arizona já processou 15% a mais de imigrantes que tentaram re-entrar nos EUA este ano, comparado com o ano passado, finalizou a porta-voz. (Fonte: Brazilian Times)

