Militares norte-americanos instalarão sistema antimísseis no Japão.

Por Gazeta Admininstrator

As autoridades japonesas comunicaram nesta quinta-feira(20) que os militares norte-americanos começarão a instalar no mês que vem um sistema de defesa antimísseis no sul do Japão, anúncio feito duas semanas depois de a Coréia do Norte aumentar a tensão na região com uma série de testes com projéteis de curto, médio e longo alcance.

O plano consiste na instalação de 24 plataformas de lançamento de mísseis Patriot Advanced Capability-3 (PAC-3) a partir de agosto na base americana de Kadena, no arquipélago de Okinawa, extremo sul do país.

A expectativa é que o sistema de defesa, capaz de interceptar e destruir projéteis e aviões inimigos, comece a operar até o final de março de 2007.

O subdiretor da agência de Defesa (com categoria de vice-ministro), Takemasa Moriya, disse em entrevista coletiva que o sistema é "puramente defensivo" e que contribuirá para manter o poder militar dissuasório dos EUA na região.

Moriya acrescentou que os PAC-3 reforçarão a segurança do Japão contra a ameaça de outros mísseis, sem se referir diretamente aos da Coréia do Norte.

No dia 5 de julho, o regime norte-coreano aumentou a tensão no Leste da Ásia ao lançar sete mísseis de teste de curto, médio e longo alcance sobre as águas internacionais do mar do Japão.

Entre os mísseis, estava um Taepodong-2, com alcance suficiente para atravessar todo o Pacífico e atingir o litoral oeste dos Estados Unidos.