Mineira promove “mamaço coletivo” em Deerfield

Por Marisa Arruda Barbosa

capa - Copy

Quando a mineira Thais Silva se tornou mãe, em Nova York, há um ano, ela enfrentou uma dificuldade comum entre as mães de primeira viagem: a amamentação.

“Muita gente acha que o bebê já sai mamando, mas não é bem assim”, disse ela. “Nos primeiros 15 dias de vida, minha filha tomou fórmula. Precisei buscar no quarto dia depois que ela nasceu e quando ela completou 15 dias consegui tirá-la completamente da fórmula”.

Foi então que, para Thaís, a amamentação virou uma missão e ela quer ajudar outras mães.

Em seis meses vivendo na Flórida, a mineira já fez um grande movimento para ajudar outras mães brasileiras.

No dia 31, ela convida a todas para participarem de um evento de conscientização em Deerfield Beach, em celebração ao início da Semana Mundial da Amamentação, que vai de 1º a 7 de agosto.

No evento, Thais reunirá aproximadamente 25 brasileiras que amamentarão seus filhos em frente à placa turística de Deerfield Beach para uma foto.

“Eu luto pelo direito das mulheres amamentarem seus filhos em público, sem terem que se cobrir nem se esconder. Afinal, o seio se torna uma fonte de alimento para o bebê quando a mãe amamenta e, assim como quando quero comer e beber eu não preciso me esconder, deveria ser igual em relação ao aleitamento”, disse Thaís, que é professora infantil e psicóloga. “Esta é uma oportunidade de mostrar ao mundo quão natural e poderosa é a amamentação”.

Grupos de ajuda Quando teve dificuldade, Thaís relata que contou com a ajuda do grupo internacional La Leche League (www.llli.org). Hoje, ela também quer poder servir como apoio a outras mulheres através do grupo criado no Facebook, chamado “Mamãe Natural na Flórida”, no qual as integrantes do grupo trocam todos os tipos de informação referentes à maternidade. Thaís e mais duas mães são consultoras de amamentação no grupo.

Evento O encontro acontece em Deerfield Beach, no dia 31 de julho, às 6pm.