Mineiro desaparecido é encontrado morto na fronteira entre México e EUA

Por Gazeta News

[caption id="attachment_146137" align="alignleft" width="253"] Foto: facebook.[/caption]

O mineiro Lucas Batista Barros, 30 anos, natural de Teófilo Otoni (MG), foi mais um dos inúmeros brasileiros que morreram ao tentar atravessar ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos com o México. Batista estava desaparecido desde o dia 30 de abril e o seu corpo foi localizado e confirmado pela família na última quarta-feira, dia 14.

De acordo com familiares, no final de março, Lucas embarcou de São Paulo para a cidade do México tendo então começado a sua viagem rumo à cidade de Charlotte, na Carolina do Norte, onde ficaria.

No dia 30 de abril, ele entrou em contato com um irmão e disse que começaria naquela noite a travessia rumo aos Estados Unidos e que, por instruções dos coiotes, desligaria o celular e retiraria a bateria para evitar o rastreamento de chamadas. A caminhada começou em Díaz Ordaz e incluía a travessia pelo Rio Bravo, onde já morreram brasileiros tentando chegar ao lado americano.

Só neste ano, a morte de Lucas completa a terceira de brasileiros da região Leste do estado tentando fazer a travessia. No início de maio, Fabrício da Silva Santos, de 31 anos, foi encontrado morto no México. Fabrício tentava entrar ilegalmente nos Estados Unidos, onde a esposa e o filho dele, de um ano de idade, estão legalmente desde dezembro de 2016.

No final de maio, outro brasileiro foi encontrado morto na fronteira. Os familiares de Sidney da Silva informaram que o mineiro de Conselheiro Pena, de 39 anos, tentava entrar ilegalmente nos EUA pela terceira vez para encontrar a esposa e uma das filhas, de 2 anos, que moram no país. Em março, Júlio Barcellos, de 35 anos, morreu afogado enquanto tentava atravessar o Rio Grande, na cidade mexicana de Nuevo Laredo.

O Ministério das Relações Exteriores afirmou por meio de comunicado que está dando assistência para a família do brasileiro, mas que não divulga informações em relação a seus assistidos.

Com nformações da TV Leste e jornal AxahNotícias, de Minas Gerais.