Ministérios são incendiados em ato contra Temer; governo convoca Força Nacional

Por Gazeta News

vitaminas

Todos os prédios da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foram evacuados na tarde desta quarta-feira, 24, após os manifestantes colocarem fogo nos ministérios da Agricultura, da Cultura e da Fazenda. Ao menos mais dois prédios foram depredados.

O Palácio do Planalto está cercado pelo Exército e a presença da Força Nacional está autorizada até 31 de maio, segundo decreto do presidente Michel Temer publicado em edição especial do Diário Oficial.

O ato, convocado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, além de centrais sindicais, se opõe ao presidente Michel Temer (PMDB) e à agenda de reformas. Os organizadores falam em mais de 100 mil participantes. Ao menos quatro manifestantes foram hospitalizados e seis policiais foram feridos.

Manifestantes e a Polícia Militar entraram em confronto, com disparo de bombas de gás lacrimogêneo e investidas da cavalaria da PM. Por volta das 16h, os manifestantes começaram a se dispersar em frente ao gramado do Congresso Nacional em direção ao estádio Manoel Garrincha, que fica a cerca de 5 km da Esplanada dos Ministérios. Carros de som também foram retirados.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que o presidente da República, Michel Temer, decretou ação de garantia de lei e da ordem em Brasília. Tropas federais já se encontram no Palácio do Planalto e no Palácio do Itamaraty, disse o ministro. "Servidores se encontram aterrorizados", afirmou Jungmann, durante pronunciamento.

Com informações da Agência Brasil e BBC Brasil.