Ministro da Fazenda prevê crescimento econômico superior a 5% a partir de 2007.

Por Gazeta Admininstrator

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta sexta-feira(4) pela manhã que a economia brasileira pode crescer a uma taxa superior a 5% já a partir do ano que vem. Pelas previsões de Mantega, se esse percentual for mantido por um período de dez anos, será o suficiente para uma grande transformação social no país.

Na avaliação do ministro, o Brasil está deixando a condição de emergente para uma nação de alto dinamismo. O ministro previu ainda uma trajetória de queda na relação dívida e Produto Interno Bruto (PIB), afirmando que o percentual de 50,3% pode cair para 44% até 2009. Mantega falou sobre o assunto com executivos de grandes empresas durante o CEO Fórum 2006, um dos principais eventos realizado pela Câmara Americana de Comércio.

No encontro, também esteve presente o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que defendeu a manutenção da política cambial flutuante e compartilhou com as idéias manifestadas por Mantega de que o país hoje reúne todas as condições necessárias para um crescimento sustentado da economia. Meirelles defendeu que o Brasil está menos vulnerável a crises externas e que isso daria previsibilidade para atrair maior volume de investimento na área produtiva.

O ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, também participa do fórum e discursa neste momento.

Agência Brasil