Ministro Gilberto Gil abre Pontos de Cultura do Brasil Nos Estados Unidos.

Por Gazeta Admininstrator

Por Silvana Dos Santos

Na Segunda-feira 16 de Janeiro de 2006 na sala do Abdo New River no Teatro do Broward Center for the Performing Arts, foi realizado a abertura do projeto “Pontos de Cultura”, entre o Ministério da Cultura do Brasil e o Broward Center for the performing Arts.
A abertura do evento foi realizada por Terry Gorman e Mark Nerenhausen (presidente do Broward Center), que destacaram a importância da união entre Brasil e EUA e relembraram o sucesso do último projeto chamado Jobim Sinfônico,lançado pelo Broward Center que deu uma notável promoção pra a cultura brasileira no Sul da Flórida. A comissária do Broward Center Diana Wasserman, ressaltou que a data para a implantação do projeto é marcável na história.
O Embaixador do Brasil e Consul geral em Miami, João Almino teve a palavra para apoiar os “Pontos de Cultura”, lembrando que esta é uma pequena semente á ser plantada e que irá divulgar ainda mais a cultura brasileira nos Estados Unidos. A formal Embaixatriz do Brasil Donna Hrinak, mencionou que a cultura brasileira é quente, e que fala por si mesma, Brasil vende, pois é bom no que faz.
O secretário de programas culturais Celio Turino ressaltou que o ministério estará dando apoio não somente em Miami ,FL mas em New York, Boston, São Francisco e em outros países como Alemanha. “ Os pontos de cultura terão o objetivo de expandir a cultura brasileira no exterior.
Gilberto Gil iniciou sua apresentação saudando o dia de Martin Luther king Jr.(16/01/06).
“Eu apoei muito a implementação do dia de Martin Luther King nos Estados Unidos. Somos diversos, e por isso únicos de palavras ,tecnologias,manifestações da arte, por isso somos de um orgulho oficial que nos traduz.” Após o discurso do minitro, foi dada oportunidade para o público tirar suas dúvidas em relação ao projeto. A artísta plástica Naza perguntou se havia algum incentivo para pintores no projeto de pontos de cultura, e o ministro ressaltou que os pontos de cultura são para todas as áreas da cultura brasileira. Vários artístas e escritores da comunidade brasileira presentes no evento estavam buscando apoio para seus projetos culturais nos "Brasil América Latina" que serve para destacar o brasileiro e o estrangeiro, e convidaram a comunidade á conhecer este projeto através do site do ministério da cultura. Após o seminário dos pontos de cultura, o ministro esteve presente para oficializar o acordo dos pontos de cultura que contou com o apoio de Marcia Treidler (presidente da Cultura Abadá-Capoeira de São Francisco no Estado-CA), Deraldo Ferreira filho(presidente do Centro brasileiro cultural de New England-MA), José Sampol,(Gerente Geral da TAM),Flávio Geraldo Petró (Conselheiro especial da Caixa Ecônomica Federal), Barbara Jones e Mark Nerenhausen representando o Broward Center for the performing Arts. Durante a cerimônia de assinaturas as autoridades citadas, fecharam o acordo com o ministério e oficializam os pontos de cultura nos estados de Massachussets, Califórnia, e Flórida.
O ministro encerrou o evento com um trecho da bossa nova de Bruno Barreto, "O Rio de Janeiro Continua Lindo".