Ministro Gilberto Gil Lança Pontos de Cultura

Por Gazeta Admininstrator

O ministro da Cultura Gilberto Gil participou na segunda-feira(16) da cerimônia de assinatura de acordo entre o ministério da Cultura brasileiro e o Broward Center for the Performing Arts para criação do primeiro “Ponto de Cultura” nos Estados Unidos. O projeto faz parte do programa “Cultura Viva”do ministério, e tem o objetivo de facilitar o acesso, apoiar a produção e a disseminação da cultura brasileira no exterior.

Broward Center ganhou cinco vezes o Brazilian International Press Award e é responsável por alguns dos principais eventos de divulgação da arte brasileira na Flórida, e por trazer para os EUA artistas de renome como Milton Nascimento, Toquinho, Rita Lee, Gal Costa, Dori Caymmi e Alcione, entre outros.
Também assinaram o acordo representantes dos grupos Abadá-Capoeira de São Francisco e Boston’s Brazilian Cultural Center de New England.
Durante a cerimônia o ministro ressaltou a importância de a comunidade local apresentar idéias para instalação de outros Pontos de Cultura. Artista, e natural de uma região de farta produção cultural popular, a Bahia, o ministro Gilberto Gil reconheceu, no entanto, que o ministério não tem em curso nenhum projeto que vise facilitar o acesso ao panorama cultural internacional daqueles artistas brasileiros de talento regionalmente reconhecido, mas que não tem acesso à grande mídia.
A maioria destes artistas, a exemplo do escultor pernambucano Mestre Vitalino, mesmo se patrocinado por empresários brasileiros interessados em promover a autêntica produção cultural brasileira no exterior, não tem sequer chance de conseguir um visto consular para viajar. Nascido no interior de Pernambuco, Mestre Vitalino retratou em barro o folclore nordestino.
Morreu pobre e analfabeto, e só teve seu talento reconhecido internacionalmente depois de morto. De acordo com o ministro Gilberto Gil “Está é uma questão consular, pois não há muito que o ministério da Cultura possa fazer, talvez uma carta, mas esta é uma questão que terá que ser tratada diretamente com consulados e embaixadas”, concluiu o ministro.
De acordo com o secretário de Programas Culturais, Celio Turino, o ministério dará apoio não somente em Miami, mas também em New York, Boston, São Francisco e também fora dos EUA, como na Alemanha, por exemplo. “ Os pontos de cultura terão o objetivo de expandir a cultura brasileira no exterior”, finalizou o secretário.