Apita o árbitro, começa a coluna!
Hoje faço minha estreia aqui no GAZETA. Depois de 27 anos trabalhando como jornalista, a maior parte desse tempo em coberturas esportivas, sinto o frio na barriga ao ter pela frente uma novidade na minha vida profissional. Continuo na TV, na internet e já passei pelo jornalismo empresarial, mas é a primeira vez que escrevo para um jornal impresso.
Missão dada é missão cumprida!
E eu começo falando de Kaká. Fui um dos primeiros - se não o primeiro - repórteres a fazer uma entrevista com o jogador do São Paulo. É fácil encontrar essa reportagem no YouTube. Ele tinha só 18 anos, vestia a camisa 30 e foi campeão do Torneio Rio-São Paulo, em 2001. Fez os dois gols do tricolor na final contra o Botafogo.
Muito tempo depois, com a aposentadoria batendo na porta, vejo hoje na internet que ele vai ser o jogador mais bem pago da MLS na próxima temporada. Kaká, que está emprestado ao São Paulo, tem um contrato de 3 anos com o Orlando City. A liga americana divulgou o rendimento dos jogadores e Kaká, de acordo com essa lista, vai faturar $7.2 milhões de dólares em 2015.
Vale?
Na minha opinião, sim. Aos 32 anos, graças a disciplina, ele continua jogando muito. Botou o São Paulo nos trilhos em pouquíssimo tempo e é, hoje, o melhor do time.Fora isso, Kaká é um fenômeno do marketing. Talvez só perca para David Beckham, nesse quesito. Atrai público, atrai garotas e atrai patrocinadores. Ele tem, por exemplo, 21 milhões de seguidores no Twitter. Neymar, maior jogador do Brasil na atualidade, rei das redes sociais, tem 5 milhões a menos. Ou seja, Kaká é um craque dentro e fora de campo. Custa caro, mas dá retorno. Vale o investimento.
Sem contar que, pelo estilo de jogo dele, deve arrebentar na MLS. Vai chamar a atenção e garantir uma onda de novos torcedores para o time de Orlando.
Para não começar a escrever nesse espaço já sendo odiado por torcedores de outros times, que certamente vão me acusar de ser são-paulino e puxa saco do Kaká, já aviso que torço pelo Guarani de Campinas, que acabou de conseguir se livrar do risco de cair para a série D do campeonato brasileiro. Mas, confesso, sou fã do Kaká.
O melhor do esporte é a “resenha”, o bate-papo sobre os assuntos onde cada um defende a sua própria verdade absoluta. Então, coloco aqui dois canais pelos quais podemos nos comunicar a partir de agora. No Twitter estou como @b2cesar e no Facebook: fb.com/cesaraugustob2. Vai ser muito legal trocar ideias e receber sugestões de assuntos para as próximas semanas.
Não vou falar só de futebol aqui, ok?
Semana passada estive na luta de boxe do Floyd Mayweather contra o Marcos Maidana. Sabe quanto o Mayweather ganhou no último ano? Nada menos que $105 milhões de dólares. O que você faria com esse dinheiro? Bom, esse é outro assunto que certamente voltarei a comentar nas próximas colunas.Nos encontramos na semana que vem. Grande abraço e até lá.