Missão dos EUA visita frigoríficos brasileiros na próxima semana

Por Gazeta Admininstrator

Uma missão dos EUA estará no Brasil a partir da próxima semana para fazer uma visita a 28 frigoríficos. O governo brasileiro suspendeu no último dia 5 a venda de carne após uma missão norte-americana encontrar "não-conformidades" em alguns dos itens do acordo sanitário firmado entre os dois países. A missão concluiu os trabalhos no Brasil no final do mês passado.

Agora, uma nova missão, que em São Paulo se encontrará com um grupo de técnicos do Ministério da Agricultura, chega ao Brasil no dia 30 de maio. Os dois grupos irão negociar os critérios técnicos para as visitas. A inspeção aos frigoríficos deve começar no dia 6 de junho.

No dia seguinte à suspensão, o ministério anunciou que esperava que o restabelecimento das exportações de carne para os Estados Unidos acontecesse em menos de um mês.

A missão que esteve no Brasil em abril inspecionou 15 frigoríficos brasileiros por cerca de 40 dias. A segurança da carne brasileira nunca foi questionada, segundo o ministério.

O governo brasileiro preferiu tomar essa medida para que os EUA não alegassem que o Brasil não cumpriu o acordo. Isso, eventualmente, poderia levar o próprio governo norte-americano a suspender a compra de carne proveniente do Brasil.

Entre as 'não-conformidades' alegadas pela missão norte-americana estão a falta de treinamento continuado dos funcionários dos frigoríficos e do ministério e a presença de agentes sanitários e técnicos que não são funcionários do Ministério da Agricultura, e sim profissionais que atuavam por meio de algum convênio.