Montenegro o mais novo país do mundo.

Por Gazeta Admininstrator

Em plebiscito avaliado como legítimo e democrático, 54,5% dos eleitores aprovaram a separação de Montenegro em relação à Sérvia.

Esse resultado apaga último vestígio de país criado no fim da 1ª Guerra.

A comissão eleitoral responsável pelo plebiscito realizado neste domingo (21) em que foi votada a independência de Montenegro divulgou nesta segunda-feira (22) que 54,5% dos eleitores optaram pela separação da Sérvia.

O resultado definitivo será apresentado hoje. Apesar da contestação de partidos unionistas, a vitória dos defensores da emancipação está assegurada. Com isso, Montenegro, que já desfrutava de ampla autonomia — com um governo, Parlamento, moeda (o euro) e um sistema alfandegário próprios, torna-se um novo país, enterrando o último traço remanescente da Iugoslávia, criada artificialmente no final da 1ª Guerra Mundial para abrigar etnias eslavas. Além de aumentar a fragmentação dos Bálcãs, o plebiscito é um desafio para os nacionalistas montenegrinos, que terão de tornar realidade a independência.

Aceitação

O Alto Representante da União Européia (UE) para a Política Exterior, Javier Solana, assegurou que o bloco respeitará o resultado do referendo. A UE decidiu, no início de maio, interromper suas negociações com a Sérvia-Montenegro, graças à incapacidade de Belgrado de deter Ratko Mladic, militar acusado de genocídio pelo Tribunal Penal Internacional.

Ao se tornar independente, Montenegro espera retomar logo as negociações com os europeus, deixando para trás os sérvios, suspeitos de proteger Mladic. Além do distanciamento com a União Européia, a independência de Montenegro representa um revés para a Sérvia, que já enfrenta difíceis negociações com a maioria albanesa de Kosovo — a província sérvia separatista administrada pelas Nações Unidas.

Numa tentativa de diminuir a pressão sobre Belgrado, a Sérvia reconheceu a vitória dos independentistas montenegrinos. O ministro sérvio das Finanças, Mjladjan Dinkic, assegurou que seu país manteria “boas relações de vizinhança” com Montenegro. “Respeitaremos a vontade dos habitantes de Montenegro porque, segundo as regras da União Européia, eles conseguiram uma clara maioria a favor da independência”, afirmou.

A NOVA NAÇÃO

Conheça detalhes do mais recente país europeu

Capital
Podgorica

Área
13.812 km2

População
620 mil

Etnias
Montenegrinos eslavos cristãos ortodoxos (78%), muçulmanos eslavos (15%) e albaneses (7%)

Idiomas
O sérvio é o idioma mais comum. Os separatistas querem chamar seu dialeto de "montenegrino"

Economia
Com a estagnação industrial, depende do turismo na costa do Mar Adriático

Eleitores
Dos 620 mil montenegrinos, 484 mil estão aptos a votar

Governo
O premiê Milo Djukanovic, do Partido Democrático dos Socialistas, comanda o governo