A agência de classificação de risco Moody’s Investors Service alterou, no dia 9, a perspectiva do rating Baa2 dos títulos do governo brasileiro de estável para negativo.
Entre os motivos apontados para a alteração da perspectiva estão a redução sustentada no crescimento econômico, que mostra pouco sinal de retorno ao potencial no curto prazo e a deterioração acentuada no sentimento do investidor, o que tem afetado negativamente a formação bruta de capital fixo. A Moody’s apontou também os desafios fiscais que estes obstáculos econômicos impõem. Fonte Exame.
Itaú: Economia vai crescer só 0,1% em 2014
O Itaú BBA também revisou sua estimativa de crescimento para a economia brasileira em 2014 de 0,6% para 0,1%. A mudança é devido um resultado abaixo das expectativas no 2º trimestre e a lentidão da recuperação pós-Copa do Mundo.
Segundo o banco, a atividade no 3º trimestre parece não ter acelerado o suficiente para compensar as perdas anteriores ou registrar crescimento.
Para 2015, a expectativa do Itaú é que o investimento volte ao normal e a economia cresça 1,3%, projeção mais otimista que 1,1% previstos pelo Focus.