Moro aceita nova denúncia e Lula se torna réu pela quinta vez

Por Daniel Galvão

A semana política no Brasil começou agitada. O juiz federal Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato, aceitou nesta segunda-feira, 19, nova denúncia da força-tarefa contra Luiz Inácio Lula da Silva. Com a decisão, o ex-presidente se torna réu pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Mas, Lula não está sozinho. Outras oito pessoas também foram denunciadas, entre elas o advogado dele, Roberto Teixeira, a ex-primeira-dama Marisa Letícia, além de Marcelo Odebrecht, ex-presidente do grupo Odebrecht - que está preso. Esta é quinta ação penal aberta contra Lula, a terceiraem processos relacionados à Lava Jato.

O petista já responde a três ações na Justiça Federal, em Brasília: pela suposta participação na compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, na Operação Zelotes pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa e uma terceira por supostos desvios no BNDES. Na quarta, que tramita sob a condução de Sérgio Moro, o ex-presidente é acusado de receber R$ 3,7 milhões da Odebrecht.

Na mais nova denúncia contra Lula, o ex-presidente é acusado de participar de um esquema para desviar entre 2% e 3% dos valores de contratos assinados entre a Odebrecht e a Petrobras. Segundo informações, o total do montante supera a casa de R$ 75 milhões.