Morre Millôr Fernandes, o último dos bons - Opinião

Por Gazeta News

millor

Morreu, no dia 27 de março, de falência múltipla de órgãos, o humorista, escritor, jornalista, desenhista e dramaturgo, Millôr Fernandes, que completaria 88 anos no próximo dia 27 de maio. Carioca do Méier, Millôr era dono de um humor inteligente que fazia rir e pensar com seus desenhos e frases. Nos anos finais da ditadura, Luís Fernando Veríssimo, Millôr, Ziraldo e Henfil, entre outros, mostravam-nos, com arte e alegria, aquilo que repórteres e editorialistas não podiam, ou não conseguiam. Em homenagem, fizemos uma seleção de alguns de suas mais marcantes frases.

Sobre o homem O homem é o câncer da natureza. O cadáver é que é o produto final. Nós somos apenas a matéria prima. O homem é o único animal que ri. E é rindo que ele mostra o animal que é. Como são admiráveis as pessoas que não conhecemos muito bem. O homem é um animal inviável. Para bom entendedor, meia palavra basta. Entendeu ...ecil? Baiano só tem pânico no dia seguinte. Todo homem nasce original e morre plágio. Eu sou do tempo em que o homem é quem tinha ereção. Tome nota, amigo: as aparências não enganam. As mulheres são mais irritáveis porque os homens são mais irritantes. Quem sai aos seus não endireita mais. Você pode evitar descendentes. Mas não há nenhuma pílula para evitar certos antepassados.

Sobre o dinheiro O dinheiro não é tudo. Tudo é a falta de dinheiro. Melhor do que dar ao companheiro um peixe é lhe dar um caniço e ensiná-lo a usar o cartão corporativo. Mordomia é ter tudo que o dinheiro - do contribuinte - pode comprar. Ser pobre não é crime mas ajuda muito a chegar lá.

Sobre Política Pergunta pro presidente Lula: “Em que exato momento histórico nossa ignorância passou a ser virtude cívica?” Todo governante se compõe de 3% de Lincoln e 97% de Bush. A diferença fundamental entre Direita e Esquerda é que a Direita acredita cegamente em tudo que lhe ensinaram, e a Esquerda acredita cegamente em tudo que ensina. Essa gente que fala o tempo todo contra a corrupção está apenas cuspindo no prato em que não comeu.

Sobre o Brasil E no oitavo dia Deus fez o Milagre Brasileiro: um país todo de jogadores e técnicos de futebol. O Brasil é o museu do índio. É evidente que Deus, o supremo-arquiteto, projetou o Brasil como uma sala de estar. Mas os proprietários preferiram usá-lo como depósito de lixo. No Brasil o sol nasce pra todos. A chuva, só pro sul do país. Então fica assim, os Três Poderes são: o Legislativo, o Executivo e a Corrupção.

Sobre si próprio Eu sei sempre do que é que estou falando. Tirando isso não sei mais nada. Sempre me achei um homem totalmente livre; mas ontem um guarda me convenceu do contrário. Além de ir pro inferno só tenho medo de uma coisa: juros. Ambíguo, eu? Pode ser, pode não ser. Além de corrupto sou cleptomaníaco. Não perdi a memória. Só não lembro onde botei. Sobre outros assuntos Ás vezes você está discutindo com um imbecil... e ele também. Brasil, condenado à esperança. A probidade não tem cúmplices. O psicanalista é o íntimo do âmago. O otimista não sabe o que o espera. O século XX nos deu o cinema, o telefone, o automóvel, o avião, a penicilina, a asa-delta, o computador, tanta coisa maravilhosa. Mas a maior invenção de todos os tempos é do século XXI, o Google. A cultura prêt-à-porter.