Morre o diretor de "O Paciente Inglês"
O cineasta inglês Anthony Minghella, vencedor do Oscar de melhor direção por "O Paciente Inglês" (1996) morreu na terça-feira, aos 54 anos, em virtude de hemorragia cerebral após a realização de uma cirurgia.
Jonathan Rutter, assessor de imprensa de Minghella, disse que o cineasta morreu no Hospital Charing Cross, em Londres. Ele havia passado por uma cirurgia para operar um abscesso no pescoço. E às 17h sofreu uma hemorragia que foi fatal.
Nascido em uma família de imigrantes italianos e escoceses na Inglaterra, Anthony Minghella (1954-2008)cresceu em uma comunidade rural, na Ilha de Wight. O pai vendia sorvetes e a família era humilde. O menino sentia que um vácuo cultural o separava de seus amigos e a única forma de preenchê-lo seria sair dali.
Minghella abraçou primeiro a música. Foi para a Universidade de Hull, em Yorkshire, estudar piano. Ali descobriu os textos de Samuel Beckett, referência do teatro e da narrativa moderna. A conversão para a escrita e o cinema foi gradual. Antes, vieram os textos para teatro, depois os roteiros para televisão.
O cinema chegou mais tarde, depois de um breve período na BBC, quando recusou dirigir um episódio da série na qual estava trabalhando para investir em seu primeiro longa-metragem, "Um Romance do Outro Mundo" (1991), com Alan Rickman e Juliet Stevenson. Ele contaria em diversas entrevistasque demorou para pagar os empréstimos que fez para poder completar a produção.
Depois de "Um Amor de Verdade" (1993), filme apenas mediano, Minghella mergulhou em iniciativas mais ousadas, como "O Paciente Inglês" (1996), que lhe valeu o Oscar de melhor direção; "O Talentoso Ripley" (1999), uma nova visão do famoso romance de Patricia Highsmith, e o épico "Cold Mountain" (2003), sobre o fim da Guerra de Secessão nos EUA.
Depois de um breve intervalo, o drama social Invasão de Domicílio (2006) não teve a repercussão que se esperava. No ano passado, Minghella havia acabado de filmar "The Nº 1 Ladies Detective Agency", adaptação do romance policial de Alexander McCall Smith no formato de telefilme. E havia anunciado o projeto "The Ninth Life of Louis Drax", um thriller psicológico baseado no romance de Liz Jensen.
Filmografia
"The Ninth Life of Louis Drax" (2008) (anunciado)
"The No. 1 Ladies Detective Agency" (2008)
"Invasão de Domicílio" (Breaking and Entering, 2006)
"Cold Mountain" (Cold mountain, 2003)
"O Talentoso Ripley" (The Talented Mr. Ripley, 1999)
"O Paciente Inglês" (The English Patient, 1996)
"Um Amor de Verdade" (Mr. Wonderful, 1993)
"Um Romance do Outro Mundo" (Truly Madly Deeply, 1991)
