Mudança climática e a Nasa - Pense Green

Por Fernando Rebouças

493_oi_satelite_300dcor

Segundo Jim Hansen, cientista climático da Nasa, a missão de evitar as maléficas consequências da mudança climática oriunda de atividades antrópicas é uma questão moral a ser respondida pela humanidade, tão séria quanto os erros cometidos pela escravidão colonialista. A declaração é séria e foi publicada recentemente.

Segundo o cientista, as consequências dos atos da nossa atual geração é uma injustiça com as gerações futuras. No dia 10 de abril de 2012, Hansen recebeu a Medalha de Edimburgo pelas suas colaborações à ciência. A medalha já foi conferida para grandes nomes, como David Attenborough, James Lovelock e Amartya Sen . O cientista é defensor da criação de um imposto mundial sobre qualquer emissão de carbono, como forma de incentivar o uso das energias limpas e de métodos sustentáveis de produção e de vida.

O imposto forçaria profundos cortes na utilização de combustível fóssil. Considerando dados de monitoramentos, o planeta Terra está caminhando para um nível de alta emergência climática, sinalizado pelos constantes desastres naturais, registrados nos últimos anos, e que continuarão a acontecer afetando grandes regiões da Terra. Para Hansen, estamos entregando um planeta vulnerável e com níveis climáticos descontroláveis para as próximas gerações.Além dos esforços de Jim Hansem, a Nasa tem mantido departamentos de monitoramento e estudos a respeitos das mudanças climáticas do planeta Terra.

A Nasa utiliza satélites que incluem em suas estruturas sensores de micro-ondas, uma tecnologia que permite, por exemplo, identificar as variações de volume de áreas alagadas, mudanças na umidade do solo, níveis de degelo e demais situações publicadas por meio de mapas dinâmicos.

No Brasil, um trabalho similar é efetuado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mas os equipamentos da instituição brasileira conseguem, no momento, fotografar as regiões por meio de sensores ópticos, mas não possuem a mesma capacidade dos equipamentos da Nasa, de recolher dados de regiões que estão nubladas. Os sensores da Nasa emitem uma onda que reflete na superfície da Terra (seja na água, áreas verdes, áreas urbanas, etc.), a mesma onda retorna ao sensor munida de informações, possibilitando a identificação dos dados.