Mudança climática, imigração e pedofilia foram os temas centrais da visita do Papa aos EUA

Por Gazeta News

O papa Francisco encerrou, no dia 27, uma visita histórica pelos Estados Unidos por seis dias. A visita começou em Washington e passou por New York, antes de terminar na Filadélfia. Esta foi a primeira vez que o papa argentino de 78 anos esteve nos EUA. Sua viagem começou em Cuba, onde passou pelas cidades de Havana, Holguín e Santiago. Nos dois países, o papa tocou em temas como mudanças climáticas, imigração, pedofilia e a aproximação entre os EUA e Cuba. Veja os principais momentos da visita de Francisco aos EUA:

Missas para milhares de fiéis Nas três cidades norte-americanas pelas quais passou, o papa celebrou missas para dezenas de milhares de pessoas. Em Washington, canonizou o padre espanhol Junípero Serra durante uma missa realizada na Basília do Santuário Nacional da Imaculada Conceição. Em New York, atraiu milhares de fiéis ao Madison Square Garden, e na Filadélfia lotou as ruas da cidade ao redor da avenida Benjamin Franklin Parkway, em sua missa de despedida.

Reunião com Barack  Obama na Casa Branca Francisco foi recebido pelo presidente na Casa Branca, onde conversaram sobre mudanças climáticas, a aproximação dos EUA com Cuba e a crise migratória e dos refugiados

Discurso no Congresso dos EUA Diante dos parlamentares, o papa pediu o fim da “mentalidade de hostilidade” contra os imigrantes, falou sobre o fundamentalismo religioso, a necessidade de proteger as pessoas mais vulneráveis e a luta pela igualdade na sociedade norte-americana. Também defendeu a abolição global da pena de morte. Foi o primeiro discurso de um papa no local.

Visita ao Memorial do 11 de Setembro Francisco participou de uma cerimônia ecumênica pela paz ao lado de representantes de outras religiões e disse que vivia com uma mistura de “sentimentos e emoções” por estar naquele local.

Discurso na sede da ONU, em New York O papa Francisco criticou os órgãos financeiros internacionais e o uso indiscriminado do planeta que prejudica a natureza e os mais pobres, durante seu discurso no dia 25.

Discurso sobre liberdade religiosa no Independence Mall, na Filadélfia O papa ofereceu uma mensagem de apoio aos imigrantes, com uma menção especial aos hispânicos e sua aspiração de estabelecer-se nos EUA: “Por favor, não sintam vergonha das suas tradições. Vocês trazem muitos dons a sua nova nação. Não se esqueçam das lições dos mais velhos. Repito, não sintam vergonha do que é parte de vocês”, afirmou.

Participação no Encontro Mundial das Famílias Foi a ocasião em torno da qual, segundo o Vaticano, se organizou a viagem do Papa Francisco aos EUA. De um palco montado no Independence National Historical Park da Filadélfia, o Papa falou com humor sobre brigas familiares. Pediu leis que criem “as condições mínimas e necessárias para que as famílias, especialmente as que estão começando, possam se desenvolver”.

Visita a detentos da prisão de Curran-Fromhold O papa visitou a prisão de Curran-Fromhold, nos arredores da Filadélfia, no dia 27. Ele recebeu de presente uma cadeira fabricada pelos internos. Disse que é “triste constatar que os sistemas prisionais não buscam curar as feridas, sanar as feridas, dar novas oportunidades”.

Encontro privado com vítimas de abuso sexual na Filadélfia Francisco se reuniu, no dia 27, por meia hora em um seminário com três mulheres e dois homens que foram abusados por “membros do clero, educadores e membros de suas famílias”, segundo o Vaticano. Em reunião com bispos norte-americanos pela manhã, o Papa disse: “Deus chora pelo abuso sexual de crianças”. “A juventude é protegida e... todos os responsáveis serão responsabilizados”.