Mulheres imigrantes pedem a Obama que impeça deportações

Por Gazeta News

imigrantes-casa-branca

Dezenas de mulheres imigrantes marcharam em Washington, nos Estados Unidos, para pedir ao presidente Barack Obama que freie as deportações de imigrantes ilegais. As mulheres começaram o protesto, no dia 16, nas escadarias do Supremo Tribunal, cujos juízes não aprovararam, em junho, as ordens executivas de Obama, e marcharam até a Casa Branca para reivindicar que o presidente faça “todo o possível antes de terminar seu mandato”, em janeiro, para proteger os imigrantes ilegais.

“Como mulheres imigrantes, fazemos um pedido ao presidente Obama, que utilize seus últimos meses no cargo para deter as deportações. Ele tem o poder para assegurar que minha família não seja separada”, disse Ana Cañenguez, uma imigrante indocumentada de Utah, com ordem de deportação.

Há um ano, centenas de mulheres percorreram os 160 km que separam um centro de detenção de imigrantes da Pensilvânia e Washington, coincidindo com a visita do papa Francisco ao país, onde pediram que ele defendesse os imigrantes.

A reforma proposta por Obama, vetada em junho, incluía uma série de decretos que afrouxavam as regras para regularização de estrangeiros vivendo ilegalmente no país. Ela beneficiaria cerca de 5 milhões de imigrantes irregulares.

Fonte: EFE.