Mundo tem cerca de 50 milhões de crianças refugiadas

Por Gazeta News

criancas-refugiadas-nake-batev-epa-copy

Um estudo feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgado no início deste mês, aponta que quase 50 milhões de crianças em todo o mundo foram arrancadas da segurança de suas casas. Desse total, o Unicef avalia que 28 milhões fogem de guerras, perseguições e violência.

Traumatizadas, elas enfrentam diversos perigos ao longo da fuga, tais como “o risco de afogamento em travessias marítimas, desnutrição e desidratação, tráfico, sequestro, estupro e até assassinato”, destaca o relatório.

Em 2015, cerca de 45% das crianças refugiadas sob a proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) haviam chegado da Síria e do Afeganistão. Dos 28 milhões de crianças expulsas de casa por conflitos, 10 milhão são refugiados e um milhão requereram asilo por meio do status de refugiado, mas ainda não foram atendidas.

As outras 17 milhões de crianças vivem deslocadas de casa dentro de seus próprios países, e estão em extrema necessidade de ajuda humanitária, alerta o Unicef.

Ainda segundo o relatório, a Turquia acolhe o maior número de refugiados e, provavelmente, o maior número de crianças refugiadas também. Já o Líbano, com um refugiado para cada cinco habitantes, é o país que mais recebe refugiados em relação à população.

Em comparação, há cerca de um refugiados para cada 530 pessoas no Reino Unido; e um para cada 1,2 mil nos Estados Unidos.

Fonte: Unicef