Musculação ou exercício aeróbico para perder peso?

Por Gazeta Admininstrator

Quando você perde peso, o importante é perguntar se você perdeu gordura ou músculo. Perder músculo ao invés de gordura causa um impacto muito negativo ao corpo humano.

O tecido muscular é muito ativo e queima uma quantidade elevada de calorias. Cada quilo de músculo queima aproximadamente 35 calorias por dia, em consequência do que é conhecido por "Taxa Metabólica".

A taxa metabólica é a velocidade com que usamos calorias para alimentar as funções do corpo em repouso, como a manutenção da temperatura, batimentos cardíacos, circulação sanguínea, respiração e as milhões de outras funções bioquímicas que ocorrem no corpo humano diariamente. Ao contrário do que se pensa o nosso corpo necessita de mais calorias para manter o tecido muscular que a gordura, por isso quanto mais músculos tivermos, mais calorias queimamos devido a uma maior taxa metabólica.

Ao contrário do que muitos pensam, o fortalecimento muscular, também conhecido como musculação, é extremamente importante para uma perda de peso bem sucedida e saudável. A razão para isto está na quantidade de calorias que são queimadas quando você está sem se exercitar.

O fortalecimento muscular eleva a taxa metabólica de repouso (TMR) em caráter permanente, e por isso até mesmo um aumento modesto dela vai ajudar a queimar mais gordura; assim, os benefícios da musculação continuarão até mesmo quando você estiver em repouso.

Quando você faz musculação duas ou três vezes por semana, seu metabolismo permanece elevado até mesmo nos dias em que você está descansando.

O exercício aeróbico, ao contrário, não tem como função primária aumentar o tecido muscular, nem tão pouco é a forma mais eficaz de exercícios para perda da gordura corporal. Atividades no "estado de equilíbrio", tais como corrida, ciclismo, dança, etc., não queimam um número significativo de calorias; aliás, um quilo de gordura pode abastecer o corpo por até 10 horas de atividade contínua.

Já o aumento da massa muscular no corpo humano traz vários benefícios, incluindo o aumento do nível de energia, a elevação do metabolismo corporal, aumento da resistência e flexibilidade, protege as articulações (reduzindo o risco de lesões), e leva a um aumento da massa óssea (que ajuda a evitar fraturas, a degeneração articular, e a osteoporose).

Mas não é necessário gastar horas na academia para se beneficiar da musculação, já que ganhos significativos podem ser alcançados com uma sessão de 30 minutos, três vezes por semana. E é recomendável que você tenha um intervalo de no mínimo um dia entre as sessões de musculação para dar a seus músculos um descanso e a chance de recuperação até a próxima visita à academia.

Mas não se desespere se a balança mostrar um pequeno aumento de peso na próxima vez que você se pesar.

O tecido muscular pesa mais que a gordura, por isso os números na balança podem subir. Mesmo assim, você sentirá que suas roupas estarão mais soltas, que sua cintura está diminuindo; isso é atribuído à perda de medidas nas várias partes do seu corpo e principalmente na cintura e quadril. Aliás, você deve evitar o uso da balança para descobrir quanto peso você perdeu. É muito importante que você não queira apenas perder peso, mas sim querer perder gordura corporal.

Quando você se exercita regularmente, você está estimulando um desenvolvimento muscular proporcional ao nível de gordura presente no seu corpo. Mas se você não tomar medidas para preservar a quantidade de músculos que você adquiriu, então ele será eventualmente substituído por mais gordura; adultos sedentários acima de 40 anos perdem cerca um por cento da massa muscular a cada ano. Se isso não é motivação suficiente para levantar alguns pesos, então o que será?

Marcia Cristiane Perretto Medina, PT, DPT, COMT

Doctor of Physical Therapy - Certified Orthopedic Manual Therapist

marcia.medina@att.net | www.saude-bem-estar.com