Na busca por indocumentado, ICE pede identificação de passageiros em voo doméstico

Por Gazeta News

passageiros mostram documentos
[caption id="attachment_138220" align="alignleft" width="300"] Passageiro mostra sua identificação a policial no desembarque. Foto: Anne Garett/Twitter[/caption]

Agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA confirmaram na última quinta-feira, 23, que pediram para ver a identificação dos passageiros de um voo doméstico que pousou no Aeroporto de New York, enquanto procuravam um imigrante indocumentado que tinha recebido uma ordem de deportação para deixar os Estados Unidos.

Segundo a agência, dois agentes pediram que os viajantes do voo Delta 1583, de San Francisco para NY, mostrassem seus documentos, enquanto o desembarque era feito no Aeroporto John F. Kennedy, na noite de quarta-feira. A revista foi realizada a pedido do CBP, mas a pessoa que os policiais estavam procurando não estava na aeronave.

Um porta-voz CBP disse que a única situação irregular, sem revelar a identidade do passageiro, recebeu uma ordem de expulsão depois de múltiplas condenações criminais por agressão doméstica, condução alcoolizada, e de violar uma ordem de proteção.

A solicitação a vários passageiros gerou a postagem de fotos em redes sociais pelos próprios passageiros e levantou questões sobre se a ação estava ligada a esforços para a aplicação da lei federal em vigor para localizar, deter e deportar imigrantes indocumentados.

Jordan Wells, advogado que viajava com a equipe do New York Civil Liberties Union, disse que os policiais às vezes embarcam em aviões para prender um suspeito ou um fugitivo, e que era incomum para autoridades esperar do lado de fora da aeronave para pedir a identificação de cada passageiro.

Não ficou claro o que teria acontecido se as autoridades encontrassem outros imigrantes indocumentados ao descer do avião e se eles teriam sido deportados caso identificados. Também não ficou esclarecido o que teria acontecido a qualquer passageiro que se recusasse a mostrar a identificação para os agentes.

Sob a administração Obama, o ICE tinha sido instruído a priorizar a localizar e deportar imigrantes sem documentação, mas com condenações criminais anteriores - como parece ter sido o esforço dos agentes na quarta-feira à noite no vôo da Delta.

Sob o comando de Donald Trump, o Departamento de Segurança Interna emitiu novas diretrizes ao ICE e ao CBP que fortalecem os agentes federais para deter e deportar qualquer um dos milhões de imigrantes atualmente nos Estados Unidos sem documentação, incluindo aqueles sem condenações criminais anteriores. Essas mudanças de políticas provocaram medo em comunidades de imigrantes em todo o país.

Com informações do Washington Post.