Na disputa pelo eleitorado latino, Obama e Romney participam de fórum da Univisión no sul da Flórida

Por Gazeta News

imigracao obama

Os candidatos Mitt Romney e Barack Obama participaram, respectivamente nos dias 19 e 20, de um fórum na Flórida, produzido pelo canal “Univisión”, na expectativa de conquistarem o voto latino, considerado chave nos principais estados como Colorado, Virgínia, Nevada e Flórida.

Romney disse que irá tentar soluções de longo prazo para a reforma imigratória e adicionou ainda que iria apoiar imigrantes que serviram o exército e que frequentaram faculdades nos Estados Unidos a tornarem-se residentes legais. No entanto, ele se opôs ao Dream Act no passado, que propõe isso. Ele criticou ainda o presidente pela solução temporária de última hora que ele aprovou, o Deferred Action, uma versão do Dream Act aprovada em junho deste ano.

O presidente Obama admitiu, no dia 20, que fracassou ao não conseguir realizar a reforma migratória integral prometida em 2008, mas se comprometeu a lutar por ela se vencer as eleições em novembro.

“Como me lembraram aqui, meu maior fracasso foi não ter conseguido a reforma migratória”, disse o presidente ao ser consultado sobre qual considerava seu maior fracasso durante seu primeiro governo, em uma entrevista em que falou de sua promessa não cumprida, feita à comunidade hispânica em 2008.

Quando assumiu o governo, em janeiro de 2009, o presidente explicou que foi tomado pela eclosão da crise econômica herdada do governo de George W. Bush e que, depois, os congressistas republicanos, que inclusive haviam apoiado antes uma reforma migratória, como seu ex-rival John McCain, deram as costas ao presidente.

Apesar disso, Obama foi evasivo quando foi perguntado por que não aprovou a lei, com a qual conquistou 67% do eleitorado latino em 2008, em seus dois primeiros anos de governo, quando os democratas controlavam o congresso.

“Inclusive no primeiro ano, um dos meus primeiros atos foi convidar para a Casa Branca cada membro do Congresso que apoiava a reforma migratória integral para dizê-los que precisávamos resolver isto”, disse Obama diante de um auditório lotado com 700 pessoas, entre eles estudantes democratas que fizeram perguntas mediadas pelos jornalistas mexicanos, Jorge Ramos e María Elena Salinas.

“O que confesso é que não esperava que republicanos, que haviam apoiado antes a reforma migratória integral, de repente se distanciassem”, disse Obama, acrescentando: “assumo a responsabilidade por ter sido ingênuo”, disse no fórum, transmitido pela “TV Univisión”.

Disputa pelo eleitorado latino A comunidade latina representa mais de 10% do eleitorado dos Estados Unidos, mas em alguns Estados a proporção é mais elevada, o que pode garantir mais votos para o presidente Barack Obama, mais popular nesse grupo do que seu rival republicano, Mitt Romney.

Obama, do Partido Democrata, lidera as pesquisas entre os hispânicos com 70% das intenções de voto ante 30% de Romney, e vencer nesse grupo de eleitores por uma larga margem é considerado fundamental para o presidente conquistar a reeleição.

O voto hispânico pode ser decisivo em alguns Estados onde a eleição está particularmente apertada, como Nevada, Colorado e Flórida - onde, por exemplo, 27% dos eleitores cadastrados são hispânicos.

Eleitores já podem ir às urnas mais cedo 

Ao contrário do que se pensa, não é novembro mas sim outubro o principal mês das eleições presidenciais. Cerca de 30% dos eleitores votaram antecipadamente em 2008, seja pessoalmente nos locais de votação ou pelo correio, a forma mais comum e menos custosa para os Estados. Neste ano, o percentual pode chegar a 35%, disse à “AFP”, Michael McDonald, especialista em votação antecipada e professor na Universidade George Mason. Os republicanos esperam que dois terços dos eleitores da Flórida e 45% dos de Ohio - dois Estados-chave e muito disputados - votem antes de 6 de novembro.

A possibilidade do voto antecipado dá uma pequena vantagem a campanhas mais bem organizadas para distribuírem a campanha com o desenrolar dos resultados das urnas.

Ou seja, americanos estão indo às urnas antes mesmo que os candidatos Barack Obama e Mitt Romney realizem seu primeiro debate televisivo, que acontecerá em 3 de outubro.