Na temporada 2020, MLS contará com 26 equipes participantes

Por Daniel Galvão

MLS

A principal liga de futebol dos Estados Unidos anunciou esta semana a incorporação de outras nove equipes a partir de 2020. Com isso, a MLS alcançará um total de 26 franquias e um lucro cada vez maior: para garantir vaga na competição, cada clube irá desembolsar nada menos que $150 milhões de dólares.

Comissário da MLS, Don Garber informou que após 2017 mais duas franquias serão adicionadas à liga. De acordo com ele, existe um grande interesse no futebol profissional nos EUA e Canadá. “Muitos grupos potenciais de proprietários nos têm contatado e numerosas prefeituras têm manifestado desejo de ter uma equipe da MLS em sua cidade”, frisou.

As aplicações de expansão serão revisadas nos próximos meses pelos diretores da entidade e reuniões com possíveis proprietários de novas equipes deverão acontecer a partir de janeiro. A meta é tornar ainda mais sólida, profissional e lucrativa a modalidade no país.

Cidades como Charlotte, Cincinnati, Detroit, Nashville, Raleigh-Durham, Sacramento, San Luis, San Antonio, San Diego e Tampa-St. Petersburg já demonstraram interesse pela MLS. Entre 2015 e 2018 haverá a estreia de cinco clubes: Orlando City, New York City, Atlanta United, Minnesota United e Los Angeles FC. Já está em negociação para que Miami seja incorporada nos próximos anos também.

Para ter chance de ter uma equipe na MLS, as cidades precisam apresentar propostas até 31 de janeiro. Outra exigência é que deve haver estrutura em três setores: capital financeiro, construção de estádio e plano de negócio corporativo, com detalhes como patrocinador máster, vinculação com a comunidade local e projeção de venda de ingressos.