'Não percebi antes', diz Pelé

Por Gazeta Admininstrator

Surpreendido com a notícia de que seu filho Edinho fora preso acusado de estar envolvido com traficantes de drogas de Santos, Pelé lamentou não ter percebido o problema antes. Em entrevista coletiva na sede do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), em São Paulo - onde Edinho está preso desde segunda-feira -, o rei do futebol disse que talvez tenha trabalhado demais. E lembrou que sempre procurou transmitir aos jovens, em palestras, o alerta do perigo que os entorpecentes representam.

- Chegava para o menino e falava: 'Olha, você já ouviu falar em droga?' O garoto falava sim. 'Você sabe alguma pessoa que era ruim ou mediocre em qualquer trabalho e ficou boa ou excelente por causa da droga?' Ele fica esperando. Nenhum deles responde. Ai pergunto: 'Você se lembra de algum grande artista ou esportista que usando droga se destruiu?' Eles se lembram de vários, Bob Marley, Elis Regina, Maradona. E eu falo: 'Para que a droga?' - contou o rei.

Em nota distribuída à imprensa, Edinho diz que foi motivado pela curiosidade a usar drogas depois de ter deixado o futebol e pede perdão por ter se tornado um mau exemplo. Diz ainda que estava deprimido ao abandonar a profissão.

- Quem conheceu o Edinho e conviveu com ele dificilmente podia saber que ia acontecer isso. Infelizmente eu talvez trabalhei demais e não deu para perceber. É lamentável porque é uma luta que eu tinha intensa contra as drogas e não deu para perceber isso dentro de casa - afirmou Pelé, que chorouao encontrar o filho na cadeia.

Edinho continua preso e pode ser transferido ainda hoje para um Centro de Detenção Provisória ou presídio da capital. Os advogados de defesa afirmam que vão entrar um recurso para libertá-lo.

Pelé afirmou ainda desconhecer que o envolvimento de Naldinho com o tráfico de drogas. Naldinho é filho de Petico, ex-jogador do Santos e amigo de Pelé. Ele é acusado de ser um dos líderes da quadrilha de tráfico na Baixada Santista.

- Não poderia imaginar que o filho do Petico, um amigo que jogou comigo no Santos e no Cosmos, pudesse estar envolvido. Sempre via o rapaz como o filho do Petico - afirmou Pelé sobre a prisão de Naldinho, amigo da família.

Pelé garantiu que dará todo o apoio ao filho. Edinho foi indiciado e pode pegar de três a 15 anos de prisão por associação ao tráfico de drogas. Se for considerado apenas usuário, a punição é mais branda.

- Como qualquer pai, é triste ver o seu filho envolvido com grupos assim, estando preso, porque vai ter que responder as conseqüências - disse Pelé.

Ele se encontrou com Edinho na sede do Denarc, onde seu filho passou a noite preso.

- Quando soube liguei para a família. Foi uma surpresa para todos nós. Jamais pensaríamos que o Edinho pudesse se envolver com drogas. Sempre dei muito carinho para meus filhos. E darei todo o apoio que o Edinho precisar. Tenho que pensar que poderia ter sido pior - desabafou Pelé.

Na segunda-feira, Pelé havia dito que acreditava que o filho era inocente e não estava envolvido com tráfico de drogas. Disse isso em depoimento a Antonio Roberto Arruda, do jornal 'Extra'. Veja a íntegra do depoimento:

"Pela manhã, quando tomei conhecimento da ida do Edinho para prestar depoimento em São Paulo, fiquei preocupado. Mas, à tarde, depois de conversar com ele, por telefone, me tranqüilizei. Acredito que ele seja inocente. Ele me pediu para ficar despreocupado, porque não tem nenhum envolvimento com a pessoa que está sendo acusada de tráfico de drogas. O Edinho acredita que, como promotor do Circuito Brasileiro de Motocross, fazia contatos por telefone com dezenas de pilotos e pessoas envolvidas na organização. Como o seu telefone constava da agenda do acusado, foi chamado para depor, como as outras 40 e poucas pessoas. Na rápida conversa, ele disse que os policiais foram discretos. Chegaram num carro de passeio e, depois de mostrar a intimação para prestar depoimento, deixaram que ele se despedisse da esposa e dos filhos, antes de seguir para São Paulo. Não tenho dúvidas de que tudo não passa de engano e de que no próximo final de semana possamos estar juntos no meu sítio. Como ocorreu no último domingo."