Narcóticos Anônimos oferece reuniões em português no sul da Flórida

Por Gazeta Admininstrator

Marisa Arruda Barbosa

O NA (Narcóticos Anônimos) é uma irmandade para homens e mulheres para os quais as drogas se tornaram um problema maior. Eles chamam os membros dessa irmandade de “adictos” e não viciados, pois, segundo o NA, a ‘adicção’ é uma doença muito maior que o vício.

Falamos com um membro brasileiro do NA no sul da Flórida que, conforme a tradição da irmandade, não revelou seu nome. Ele já está limpo (sem usar drogas) há quase 14 anos. “A ‘adicção’ é a doença da inabilidade de viver e experimentar sentimentos”, disse ele, que começou com o álcool aos 13 anos, mas passou a usar as mais diversas drogas. “O adicto procura mascarar os sentimentos com drogas. Essa doença é incurável, progressiva e fatal”.

As reuniões do NA levam a mensagem de que qualquer um pode largar a droga se render ao estilo de vida proposto pelo NA. Segundo o entrevistado, não há nada 100% comprovado a respeito das causas da ‘adicção’, mas ela tem três aspectos: o físico, o mental e o espiritual. A parte física é marcada pela compulsão, ou seja, não existe usar “só um pouquinho” da droga. A parte mental é marcada pela obsessão pela droga, em que o adicto não pensa em outra coisas que não seja o momento de usar a droga naquele dia. E a parte espiritual é marcada pelo egocentrismo, em que a pessoa só pensa em si.

“Eu sempre fui um usuário de drogas ‘produtivo’. Sempre usei droga e trabalhei e fiz todas as minhas obrigações”, relata. “Acredito que seja por esse motivo que eu demorei mais para pedir ajuda. Algumas pessoas decaem mais rapidamente”.

“Tem pessoas que dizem ‘eu não posso usar drogas’. Eu não digo isso. Eu digo: ‘eu posso, mas hoje eu não quero’”, disse ele. “Eu me rendi à minha ‘adicção’ e se eu entrar no ringue para lutar com ela, sei que vou perder”.

Reuniões do NA no sul da Flórida

Existem dois grupos do NA com reuniões em português. Todas as reuniões são abertas a qualquer um e gratuitas.

O grupo “Brazil of Pompano Beach”, se reúne às quintas-feiras e sábados, das 9 às 10pm, na 400 NE 31st Ct. Pompano Beach, FL, 33064.
O “Grupo Brasil” em Miami Beach, se reúne às terças-feiras, das 8:30 às 10pm, no 1718 Bay Rd., em Miami Beach, FL, 33139.

Para mais informações, ligue para a linha de ajuda, que oferece a opção de ser atendido em português: 1-866-288-6262.

Na internet:
Site do “The South Florida Regional Service Committee of Narcotics Anonymous” – www.soflarscna.org Site mundial do NA: www.na.org.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI