Nasa descobre exoplanetas com tamanhos parecidos ao da Terra

Por Gazeta News

trappist 1 foto NASA
[caption id="attachment_138081" align="alignleft" width="300"] Há possibilidade de haver água em estado líquido em três dos sete exoplanetas encontrados. Foto: NASA / JPL-Caltech.[/caption]

A Nasa descobriu novos planetas no sistema planetário de uma estrela anã que fica no centro desse sistema estelar, como se fosse o nosso Sol, segundo artigo publicado na revista "Nature" nesta quarta-feira, 22.

A estrela é chamada de TRAPPIST-1, e é um pouco maior que Júpiter (o planeta é cerca de 12 vezes maior que a Terra) e está localizada a 40 anos-luz do Sol.

Um dos autores da pesquisa, Michael Gilion, da Universidade de Liège, na Bélgica, com a ajuda de colaboradores, havia relatado em maio de 2016 a existência de três destes exoplanetas que transitavam ao redor da estrela anã. Gilion explicou que, se o nosso Sol fosse do tamanho de uma bola de basquete, a TRAPPIST-1 seria uma bola de golfe.

Cientistas estimam que os novos planetas têm massas semelhantes à da Terra e composições rochosas. Para se ter uma ideia, os maiores exoplanetas, o primeiro (por ordem de proximidade da estrela) e o sexto, são 10% maiores que a Terra. Já os menores, o terceiro e o sétimo (o mais distante da estrela), são 25% menores que nosso planeta. A descoberta foi feita em parceria entre astrônomos de todo o mundo, usando telescópios da Nasa e do ESO.

As análises, publicadas na Nature, indicam que em ao menos seis deles as temperaturas na superfície devem variar entre 0ºC e 100ºC, e em três deles é possível que exista água em estado líquido. Ainda é preciso buscar por mais dados.

Este é o sistema com o maior número de planetas tão grandes quanto a Terra já descoberto, bem como aquele que tem o maior número de mundos que podem ter água líquida. Antes disso, o sistema com mais exoplanetas já descoberto tinha apenas três planetas.