Nasa sugere 'trator espacial' para desviar asteróide

Por Gazeta Admininstrator

Força gravitacional de foguete gigante evitaria colisão com a Terra
Cientistas da Nasa propuseram a construção de um "trator espacial" gigante para salvar a Terra de um asteróide que poderia colidir contra o planeta.
Dois astronautas da agência espacial americana, Edward Lu e Stanley Love, afirmam num artigo na revista Nature que um foguete gigante poderia ser lançado e controlado para desviar a rota do asteróide.

Segundo os planos apresentados, o foguete, dotado de grande estoque de combustível nuclear, daria voltas ao redor do asteróide, utilizando a força da gravidade para desviá-lo.

Segundo os cálculos dos autores do estudo, num período de um ano uma estrutura de 20 toneladas seria capaz de alterar a direção de um asteróide de 200 metros de diâmetro.

O monitoramento do espaço já revelou a existência de centenas de asteróides cujas órbitas se aproximam da órbita terrestre, embora não haja expectativas de que algum deles se choque contra o nosso planeta.

Hollywood

Os cientistas dizem que, caso um asteróide deste tamanho se choque contra a Terra, a colisão causaria grandes danos ambientais e mortes.

Muitas estratégias para evitar tal ocorrência já foram elaboradas. Várias delas já foram utilizadas por roteiristas de filmes de Hollywood.

Lu e Love dizem que seria muito difícil acoplar uma nave espacial a uma superfície irregular e rochosa para empurrar o asteróide por meio de contato direto.

A idéia será demonstrada numa exposição no Museu de Ciências de Londres.

"Trata-se de uma idéia entusiasmante que não vem de um roteirista de Hollywood nem de um cientista teórico", disse a curadora da exposição, Rebecca Richards.

"Trata-se de ciência de verdade de um astronauta experiente, que pode estar transformando um simples princípio científico num experimento de importância global."