NASA suspende contagem regressiva do lançamento do Discovery

Por Gazeta Admininstrator

A Nasa pôs nesta sexta-feira o lançamento da espaçonave Discovery em suspenso, enquanto os engenheiros continuam a procurar a causa do problema que fez com que a partida da primeira missão tripulada americana após o acidente com o ônibus espacial Columbia fosse adiada.

Na manhã desta sexta-feira, técnicos removeram o combustível da espaçonave, informou a porta-voz da Nasa Jessica Rye. Com isso, está descartada uma tentativa de lançamento neste fim de semana, acrescentou outro porta-voz, Bruce Buckingham.

A Discovery seria lançada na quarta-feira passada, no entanto, um problema no sensor de combustível hidrogênio forçou a Nasa a suspender o lançamento duas horas antes do horário marcado. Quando a medida foi tomada, os astronautas já estavam em seus assentos.

- A essa altura, nós suspendemos a contagem regressiva - disse Rye. - Tecnicamente, em um mundo perfeito e se houver um conserto fácil, nós podemos retomar a contagem regressiva na noite desta sexta-feira, mas precisamos deixar as equipes identificarem o problema e como solucioná-lo.

A contagem regressiva para o lançamento da espaçonave no Cabo Canaveral na Flórida começa três dias antes da data de lançamento.

Engenheiros da Nasa ainda não sabem dizer por que um dos quatro sensores de hidrogênio do Discovery apresentou problema em um teste de rotina. Eles estão trabalhando com 200 hipóteses.

Os sensores são elaborados para fazer com que os três principais motores da espaçonave sejam desligados antes que o combustível acabe. Um desligamento prematuro pode causar dano nos motores, forçar a espaçonave a fazer uma aterrissagem de emergência ou evitar que o ônibus espacial entre na órbita necessária.