Nate toca o solo duas vezes e deixa milhares sem energia elétrica

Por Gazeta News

hurricane-nate-path-noaa

O furacão Nate passou para tempestade tropical no início deste domingo, 8, após tocar a terra por duas vezes. Ele atingiu como um furacão da categoria 1 perto da foz do rio Mississippi, na Louisiana, no final do sábado, com ventos máximos sustentados de 85 km / h (137 km/h) e tocou a terra pela segunda vez em Biloxi, Mississippi, sendo rebaixado para tempestade tropical, segundo informação do National Hurricane Center.

A tempestade teve ventos máximos sustentados de 70 mph e a previsão é que enfraqueça ainda mais enquanto avança para o nordeste do país.

Nate foi o primeiro furacão a atingir o Mississippi desde o furacão Katrina em 2005. Pelo menos 267 mil clientes estão sem energia elétrica no Mississippi, mais de 50 mil no Alabama e 3,6 mil na região de Panhandle, na Flórida, de acordo com as empresas.

Neste domingo, Nate se dirige para o nordeste do país a 37 km/h. O centro da tempestade continuará a mover-se para o interior do Mississippi e em todo o Deep South, Tennessee Valley e Central Appalachian Mountains até a segunda-feira, 9, conforme boletim do NHC.

À medida que a tempestade se move para o interior, pode significar mais cortes de energia, alagamentos e atrasos em voos. No Mississippi, a tempestade pode continuar a provocar chuvas e alagamentos de até 8 pés, de acordo com o NHC.

Nate foi o terceiro furacão a atingir o continente americano em seis semanas. O aviso de furacão foi interrompido para áreas costeiras da foz do rio Pearl na fronteira Louisiana-Mississippi, a leste, até a fronteira Alabama-Flórida.

O furacão deixou um rastro de devastação na América Central. Pelo menos 28 pessoas morreram na Costa Rica, Nicarágua e Honduras. Centenas foram resgatadas de inundações e deslizamentos de terra. Muitos perderam energia elétrica e água corrente.