Navio militar dos EUA dispara contra embarcações iranianas

Por Daniel Galvão

5292988812_91e3d27408_z
[caption id="attachment_134831" align="alignleft" width="300"] Navio USS Mahan fez disparos domingo contra barcos iranianos. Foto: Flickr[/caption]

No último domingo, 8, o contra-torpedeiro "USS Mahan" fez disparos de alerta contra quatro embarcações da "Guarda Revolucionária" iraniana, que se aproximaram 'perigosamente' e em 'alta velocidade' do navio americano.

O incidente, segundo agências internacionais, ocorreu no Estreito de Ormuz, que fica entre o Golfo Pérsico e o Golfo de Oman, depois que o "USS Mahan" tentou estabelecer contato via rádio com as embarcações iranianas que se aproximavam, pedindo que reduzissem a velocidade.

As embarcações teriam se aproximado a cerca de 800 metros de distância do "USS Mahan". Como não haviam respondido às tentativas de contato, foram, então, objeto de tiros de alerta. Um helicóptero americano também teria lançado fumaça em advertência.

Avisos semelhantes foram ignorados pelo Irã antes do episódio de domingo, que acontece poucos dias antes da posse de Donald Trump. Em setembro, o então candidato disse que as embarcações iranianas que ameaçassem a Marinha dos EUA no Golfo Pérsico sofreriam retaliações.