Nepal não pode perder a atenção do mundo, diz governo

Por Gazeta News

nepaledificio

Um mês depois do terremoto que causou mais de 8,6 mil mortos e deixou um rastro de destruição no Nepal, o governo considera crucial que o país não perca a atenção do mundo, pois precisa de fundos para dar teto a todos os que perderam suas casas.

“Não podemos perder a atenção do mundo. Temos de reconstruir [tudo] a partir dos escombros”, disse o ministro da Informação e Comunicações, Minendra Rijal, no dia 25 Segundo ele, os doadores podem confiar que “o dinheiro dado ao Nepal será usado com eficiência, com transparência” para reconstruir o país, atingido por um sismo de magnitude 7,8 na escala Richter no dia 25 de abril e por uma forte réplica de 7,3, em 12 de maio. Os tremores causaram mais de 8,6 mil mortos e 16,8 mil feridos.

O ministro reconheceu que ainda há carências, como a falta de lonas para erguer tendas para dar abrigo a quem perdeu casa, e o governo nepalês trabalha para “levar as pessoas de alojamentos temporários para outros permanentes”.

Os trabalhos de assistência vão durar ainda “cinco ou seis meses”. Para resconstrui o país, o governo estima que serão necessários aproximadamente $2 milhões de dólares, dos quais o governo dispõe de cerca de $200”, afirmou o governante. Fonte: Agência Lusa.