Netflix acusa Blockbuster de cometer plágio.

Por Gazeta Admininstrator

A locadora americana de filmes Blockbuster e sua rival Netflix travam atualmente um cabo de guerra que poderá acabar com o negócio da Blockbuster na internet.

A Netflix, com sede na Califórnia, no Vale do Silício, entrou com um processo no Tribunal Federal de San Francisco onde denunciar a Blockbuster por utilizar seu método patenteado de aluguel de filmes.

O serviço por assinatura da Netflix dá aos seus usuários facilidades como encomendas de DVD através da internet, entrega de filmes via postal e renovação do aluguel sem taxas extras. Proprietária da patente desse sistema operacional, a Netflix acusa a Blockbuster de plagiar a técnica quando se lançou na internet há cerca de dois anos atrás.

A Netflix quer que a justiça proíba que sua rival de adote o mesmo procedimento e, ainda, que a obrigue o pagamento uma indenização.

Em resposta realizada nessa última quinta-feira, a Blockbuster se defende junto ao órgão regulador do mercado americano SEC (Securities and Exchange Commission) dizendo que essas acusações não têm fundamentos.

"Acreditamos que este julgamento seja uma tentativa da Netflix de impedir a concorrência e, em conseqüência, de reduzir as possibilidades de escolha dos consumidores", disse Shane Evangelist, vice-presidente da Blockbuster Online, em declaração por escrito.

Segundo Evangelist, a Netflix não mencionou outros concorrentes on-line em seu processo e demorou para acionar a justiça, embora tenha recebido a patente há quase três anos. "Aparentemente a Netflix prefere nos levar aos tribunais antes de nos enfrentar no mercado, onde o consumidor é o juiz", declarou.