New Jersey: legisladores estudam concessão de habilitação para ilegais

Por Gazeta Admininstrator

Um painel formado por conselheiros do governador Jon Corzine, voltado a assuntos migratórios, está analisando a possibilidade de conceder “permissões para dirigir” aos imigrantes ilegais e igualdade nas mensalidades escolares em New Jersey, segundo líderes latinos. As recomendações estão entre várias avaliadas por subcomitês Blue Ribbon Panel on Immigration Policy de Corzine, que se encontrou em New Brunswick (NJ), na terça-feira (6).

Os líderes latinos, que não fazem parte do painel, disseram que o ativista público Ron Chen os informou durante um encontro realizado no mês passado que as recomendações seriam incluídas no relatório do painel entregue a Corzine.

As “permissões para dirigir” autorizavam os imigrantes ilegais, que estão proibidos de obter carteiras de motorista em New Jersey, a dirigir legalmente no estado. Entretanto, o documento não poderia ser utilizado como objeto de identificação.

Inúmeros alunos ilegais desistem do Ensino Universitário, que geralmente exige que eles paguem mensalidades mais altas, como os alunos residentes fora do estado.

“São assuntos importantes; de interesse de muitos líderes comunitários”, disse Daniel Santo Pietro, diretor executivo da Hispanic Directors Association in New Brunswick. Ele comentou que tem estado em contato frequente com membros do escritório de Chen e do painel. Laureana Organ de Montvale (NJ), que participou do encontro com Chen como representante do Dominican American Council, confirmou a presença de Santo Pietro nos encontros.

Um porta-voz de Chen não soube dizer se os temas sobre as carteiras de motoristas e mensalidades universitárias estão incluídos na pauta do encontro.

A porta-voz, Laurie Brewer, disse que o painel avaliará a proposta, que ela conside-rou volumosa, que levará em consideração os imigrantes legais e ilegais na economia do estado e na vida cívica. Ela incluiu que o painel enviará os seus resultados e recomendações ao Governador, até o final de janeiro.

Assuntos como “permissão para dirigir” e igualdade nas mensalidades universitárias, disse ela, precisariam de aprovação legislativa, caso estejam na lista de recomendações.

Entretanto, aqueles que apóiam leis migratórias mais rígidas, prometeram lutar contra qualquer esforço que garanta o direito de dirigir e mensalidades mais baratas aos alunos ilegais.

“Haverá uma verdadeira revolta entre os residentes de New Jersey, caso o Governador tente aprovar permissões para dirigir e mensalidades universitárias na Legislatura”, comentou Gayle Kesselman de Carlstadt, chefe adjunta do New Jersey Citizens for Immigration Control. “Nesta economia, eles estarão perguntando a residentes que estão tentando colocar os filhos nas universidades para também apoiarem gente que não deveria estar aqui em primeiro lugar”.

Entretanto, outras pessoas como Anastasia Mann, da Rutgers University Eagleton Institute of Politics, discordam. “New Jersey tem se aproveitado da mão-de-obra imigrante sem fazer nada para integrá-los”, disse Mann, frisando que uma pesquisa realizada recentemente pela Rutgers University revelou que os imigrantes representam 28% da mão-de-obra no estado e quase um quarto de todas as rendas. “Uma parcela disso tem sido destinada às igrejas e entidades sem fins lucrativos”.

O prefeito de Englewood, Michael Wildes, que é advogado de imigração e membro do painel, disse que os dois assuntos, uns dos mais controversos no debate nacional sobre imigração, foram “discutidos exaustivamente” pelo grupo.

Mas Wildes acrescentou não saber se ambos os assuntos “seriam destaque” no relatório que será entregue ao Governador, que deu prazo de mais de um ano ao painel para conduzir a pesquisa e realizar encontros públicos. Ele disse que alguns membros acham que “New Jersey não deveria ficar ‘agarrado’ no que diz respeito às carteiras de motorista”.

Corzine criou o painel, em agosto de 2007, em resposta à frustração das autoridades locais e líderes políticos de toda a nação, depois que o Congresso falhou em apro-var uma reforma migratória ampla. (Fonte: Brazilian Voice).