New York reforça segurança após suspeita de ameaça radioativa

Por Gazeta Admininstrator

A polícia de Nova York aumentou neste sábado a segurança em Manhattan depois que um site informou que militantes da Al Qaeda planejam um atentado com materiais radioativos. As autoridades utilizam detectores de materiais radioativos em pontes e túneis após a ameaça mencionada pelo site israelense Debka.com.

O nível de alerta permanece "laranja" - risco elevado de atentados - e as inspeções são realizadas a título de precaução, mas não se diferem das medidas estabelecidas depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

"A polícia de Nova York tomou precauções frente às ameaças não confirmadas e que podem nunca se concretizar", disse o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. O reforço na segurança dura desde a noite de sexta-feira.

O site Debka.com informou ter constatado na quinta-feira um aumento do movimento nos sites ligados à Al Qaeda.

Segundo as mensagens, ataques seriam realizados por "caminhões transportando materiais radioativos contra a maior cidade americana e centro financeiro do país".

Uma outra mensagem menciona Nova York, Los Angeles (Califórnia, oeste) e Miami (Flórida, sudeste) como alvos. O porta-voz do Departamento de Segurança Interior, Russ Knocke, classificou a ameaça de "sem fundamento", informou a CNN.