Neymar mais perto do Barcelona do que Real Madrid

Por Gazeta News

Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, presidente do Santos, confessou em entrevista ao jornal espanhol “Marca” que Neymar está mais próximo de acertar sua transferência para o Barcelona do que para o Real Madrid.

“Não é verdade que o Barça já tenha contratado o Neymar, mas estamos em contato com Sandro Rosell (presidente do clube catalão) e creio que agora mesmo o jogador está mais perto do Barcelona que do Real Madrid”, afirmou o presidente do Santos.

Luis Álvaro disse que jogar no Barcelona é o sonho de qualquer jogador atualmente, mas o dirigente espera que o Santos vença a equipe catalã no Mundial de Clubes do final do ano e Neymar se convença a permanecer no Brasil.

$10 milhões podem facilitar permanência no Santos

Os dirigentes santistas têm confiança de que Neymar vai permanecer no clube durante todo o ano do centenário, em 2012. A explicação está em uma cláusula contratual que rende alto lucro ao atacante. O Santos deixou acordado que o jovem fica com 10% do valor total da transferência a partir de 2013.

O acordo foi selado em agosto do ano passado, quando Neymar estendeu o vínculo com o Santos até 2015. Se preferir sair do alvinegro em 2012, o jovem fica sem os 10% referentes ao valor da transferência. Já a transação em 2013, por exemplo, pela multa rescisória, estipulada em 45 milhões de euros (cerca de R$ 104 milhões), rende ao atacante 4,5 milhões de euros (cerca R$ 10,4 milhões na cotação atual).

“Quem me conhece sabe que sou uma pessoa que não minto. Só que existem coisas que não posso falar. Não posso abrir detalhes do contrato já que envolvem duas partes. São informações sigilosas”, disse o presidente santista, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, quando perguntado sobre a cláusula contratual negociada em agosto de 2010.

No momento, o Santos é dono de 55% dos direitos econômicos de Neymar. A partir de 2013, o clube vai repassar 10% ao jogador, e ficar com 45%. Já os 5% da Teisa (Terceira Estrela Investimentos S.A), grupo formado por conselheiros do clube e empresários ligados ao presidente santista, e os 40% do Grupo DIS, não serão alterados.

O Santos ainda pleiteia renovação contratual de Neymar, e acréscimo no valor da multa rescisória. O aumento parece não ser inibidor para Real Madrid e Barcelona, e ainda pode deixar o atacante com maiores lucros no futuro.