Nigéria será 'único país com pólio' em um ano

Por Gazeta Admininstrator

Levará pelo menos um ano para erradicar a pólio na Nigéria
A Nigéria será o único país afetado pela poliomielite no final de 2006, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O resto do mundo deverá se converter em uma zona livre de pólio depois da vacinação de milhões de crianças, segundo a OMS.

Em 2003, a batalha para a erradicação da poliomielite sofreu um grave revés, quando alguns estados do norte da Nigéria deixaram de imunizar crianças por temores sobre a segurança da vacina.

A campanha foi reiniciada depois que a comunidade internacional convenceu o país africano da eficácia da vacina, mas o dano já estava feito: 21 países foram reinfectados com o vírus.

Agora, a OMS anunciou que, graças a uma campanha de vacinação mensal, só seis destes 21 países - Iêmen, Indonésia, Somália, Angola, Etiópia e Nepal - continuam registrando casos de infecção.

No Egito, um dos países afetados, não foi registrado nenhum caso desde janeiro, e na Índia, foi verificada a menor incidência de pólio da história.

A Iniciativa Mundial para a Erradicação da Poliomielite fez uma previsão de que em meados de 2006, a Nigéria será o único país infectado com a doença.

Segundo a organizacão, levará um pouco mais de um ano para o fim da propagação, e isso só poderá ser conseguido com um investimento adicional de US$ 200 milhões.

Este é um montante pequeno levando-se em conta que foram investidos US$ 4 bilhões em uma campanha para a erradicação da doença.