No primeiro dia do Pan-Americano, Judocas brasileiros conquistam quatro medalhas de ouro.

Por Gazeta Admininstrator

A seleção brasileira de judô conquistou, nesta quinta-feira, 4 ouros e 2 pratas, no primeiro dia do Pan-Americano que acontece em Buenos Aires.

Ontem, todos os 8 atletas do país que competiram chegaram à disputa de medalhas.

Na categoria masculina, a seleção confirmou a supremacia que ostenta no continente neste século, com 3 títulos, Flávio Canto, Hugo Pessanha e Daniel Hernandes, e uma prata, de Mario Sabino.

Já no feminino, que tem o evento da Argentina como prioridade deste ano, as coisas não terminaram tão bem quanto começaram. Nas lutas realizada na parte da manhã, que são classificatórias para a disputa de medalhas à tarde, as atletas brasileiras passaram para duas finais e duas disputas de bronze.

Entre as mulheres, o destaque, mais uma vez, foi a meio-pesado Edinanci Silva, a principal atleta da história do judô feminino do Brasil. Em sua caminhada rumo à final, ela superou a cubana, atual campeã mundial, Yurissel Laborde por wazari.

Com a maior adversária eliminada pela manhã, à tarde ela superou a canadense Amy Cotton e ficou com o título. O vice-campeonato de Kelly Silva no peso-médio dá esperança para o Brasil voltar a ter uma representante da categoria em Jogos Olímpicos --o torneio de Buenos Aires é o primeiro dos cinco que servem de qualificatório para Pequim-08. Ela só foi superada pela forte cubana Yallenis Castillo na decisão.

A performance do meio-médio Flávio Canto, bronze em Atenas-04, o habilita para a disputa do Troféu Ippon, prêmio dado ao melhor judoca do torneio. Em sua caminhada rumo ao ouro, ele venceu todas as lutas por ippon, o golpe perfeito do judô.

Nesta sexta-feira (26) serão realizadas as disputas dos pesos superligeiro, ligeiro, meio-leve, leve e absoluto (sem limite de peso), no qual o Brasil será representado por Carlos Honorato, que costuma competir no peso médio (até 90 kg).