Noruega é o melhor lugar para ser mãe, diz estudo; Brasil é o 77º

Por Gazeta News

papa

Um relatório anual divulgado pela ONG Save the Children aponta a Noruega como o melhor país para ser mãe. Na edição 2015 do Mothers’ Index, divulgada no dia 4, foram analisados 179 países com base em cinco indicadores, relacionados à saúde materna, educação, renda e ao status das mulheres.

A Noruega é seguida no ranking por Finlândia, Islândia, Dinamarca e Suécia. Entre os dez melhores países para a maternidade, a Austrália é o único não europeu, na 9ª posição. A Alemanha aparece em 8º lugar, atrás de Holanda (6º) e Espanha (7º).

Já o último colocado é a Somália, precedida pela República Democrática do Congo e a República Centro-Africana. O Brasil aparece na 77ª posição, e os Estados Unidos ocuparam a 33ª posição. “Na Noruega, eles têm riqueza, mas também investem essa riqueza em aspectos voltados a mães e filhos, como prioridade”, diz Carolyn Miles, diretora executiva da Save the Children.

Os dados também mostram que as chances de uma criança sobreviver numa cidade em desenvolvimento são influenciadas pela distância cada vez maior entre ricos e pobres. “Estudos recentes no Brasil e na Índia indicam que o índice de mortalidade de recém-nascidos chega a ser 50% mais alto em favelas quando comparado ao de áreas sem favelas”, destaca o relatório. Fonte: Agência Lusa.