Decreto de Trump suspende parceria EUA-Brasil contra incêndios florestais financiada pela USAID
Desde 2021, o Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios no Brasil treinava brigadistas brasileiros
Em 20 de janeiro de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto que suspendeu por 90 dias toda a ajuda externa americana, impactando diversos projetos, incluindo a parceria entre os EUA e o Brasil no combate aos incêndios florestais. Desde 2021, o Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios no Brasil, executado pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e financiado pela Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), treinava brigadistas brasileiros e oferecia capacitação para o manejo sustentável das florestas e a prevenção de incêndios.
Com o apoio do programa, mais de 3 mil brigadistas foram formados entre 2021 e 2023, incluindo mulheres indígenas, para atuar em suas comunidades. O programa também contou com a parceria de instituições brasileiras como o Ibama, ICMBio e Funai. Apesar de o Ibama afirmar que a suspensão não afetará diretamente o combate aos incêndios, a interrupção de capacitações prejudica o fortalecimento de instituições locais.
A USAID, que já enfrentava críticas de Trump, também foi alvo de cortes em outros projetos internacionais, como iniciativas da ONU contra a fome e o HIV na África. O programa no Brasil, iniciado em 1999, enfrentou um futuro incerto com as novas medidas do governo americano.
Fonte: G1