EUA oferecem até U$ 10 milhões por informações sobre o Hezbollah na fronteira do Brasil

Recompensa visa identificar fontes de financiamento e operações do grupo extremista na região entre Brasil, Argentina e Paraguai

Por Lara Barth

Tríplice Fronteira - Brasil, Argentina e Paraguai

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou nesta segunda-feira (19) uma recompensa de até US$ 10 milhões (cerca de R$ 56 milhões) para quem fornecer informações relevantes sobre a atuação do Hezbollah na região da Tríplice Fronteira, entre Brasil, Argentina e Paraguai. O foco está em atividades criminosas como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e aquisição ilegal de tecnologia.

Segundo o governo norte-americano, serão recompensadas informações que levem à identificação de fontes de receita do grupo extremista, doadores, facilitadores financeiros, empresas de fachada e instituições ligadas ao financiamento ou suporte operacional do Hezbollah. A medida faz parte de uma iniciativa de combate ao terrorismo internacional, com foco em cortar as redes de apoio econômico da organização.

A embaixada destacou que relatos sobre esquemas ilícitos envolvendo apoiadores ou membros do grupo também serão considerados para o pagamento da recompensa.

Fonte: G1