PGR pede que STF investigue Eduardo Bolsonaro por pressão internacional contra autoridades brasileiras

Deputado é acusado de tentar intimidar agentes públicos e interferir em processos contra Jair Bolsonaro a partir dos EUA; PGR também quer ouvir o ex-presidente.

Por Lara Barth

Eduardo Bolsonaro propõe enviar imigrantes brasileiros detidos nos EUA para prisão de El Salvador

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para investigar o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por possível tentativa de intimidação a autoridades brasileiras a partir dos Estados Unidos. O pedido inclui ainda a tomada de depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro, por ser, segundo a PGR, diretamente beneficiado pelas ações do filho.

Segundo o documento da PGR, postagens e entrevistas de Eduardo têm “tom intimidatório” contra investigadores, acusadores e juízes que atuam em processos envolvendo seu pai. A Procuradoria também aponta que a atuação de Eduardo no exterior busca pressionar autoridades brasileiras com sanções internacionais e interferir nos trâmites judiciais.

Eduardo Bolsonaro está nos EUA desde fevereiro e tirou licença do mandato parlamentar em março, após fazer duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, relator de ações contra Jair Bolsonaro no STF. A PGR aponta ainda que Jair Bolsonaro financia a permanência do filho no país e que sua conduta pode configurar crimes como coação no curso do processo e obstrução de justiça.

A Procuradoria também quer ouvir diplomatas brasileiros nos Estados Unidos que possam ter informações sobre a atuação de Eduardo.

Fonte: G1