EUA emitem alerta para turistas no Brasil e citam "risco de sequestro"
Embaixada americana atualiza recomendações de segurança e aponta crime organizado como ameaça generalizada
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou um novo “Aviso de Viagem” em seu site oficial nesta sexta-feira (30), alertando cidadãos americanos sobre um aumento no risco de sequestros no país. O texto, assinado pelo Departamento de Estado dos EUA, também destaca a atuação “generalizada” de gangues e do crime organizado, além de crimes violentos como roubos à mão armada, assassinatos e furtos, tanto de dia quanto à noite.
A publicação recomenda que americanos evitem visitar favelas — mesmo em passeios guiados — e áreas administrativas do Distrito Federal, salvo com autorização prévia. A embaixada afirma que sequestros, agressões com sedativos e golpes por aplicativos de namoro são práticas comuns e que estrangeiros são frequentemente alvos de criminosos. Além disso, desaconselha o uso de ônibus municipais por parte de seus funcionários, devido aos altos índices de roubos e violência.
Entre as orientações dadas aos visitantes, estão a elaboração de planos de emergência, a não exibição de itens de valor como relógios ou joias e o estabelecimento de um canal de comunicação com familiares. O Itamaraty foi procurado para comentar o alerta, mas ainda não se pronunciou.
Fonte: G1