Governo brasileiro propõe segunda quinzena de março para visita de Lula aos EUA

Encontro com Donald Trump pode ocorrer na semana do dia 15, mas Casa Branca ainda não confirmou data

Por Lara Barth

Trump e Lula

O governo brasileiro propôs à Casa Branca que a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Washington ocorra na segunda quinzena de março, possivelmente na semana do dia 15. A informação foi confirmada por duas fontes envolvidas nas negociações diplomáticas. Até o momento, porém, o governo norte-americano não deu uma resposta definitiva sobre a data.

Assessores do presidente brasileiro mantêm contato com autoridades dos Estados Unidos na tentativa de avançar nas tratativas e fechar a agenda nos próximos dias. Segundo uma das fontes, ainda não há decisão formal por parte da Casa Branca.

Inicialmente, Lula manifestou interesse em viajar aos Estados Unidos já na primeira semana de março, mas, durante as conversas, ficou claro que o calendário americano não permitiria a realização do encontro nesse período.

A visita foi acordada no último telefonema entre Lula e o presidente Donald Trump, por iniciativa do brasileiro, com a concordância do norte-americano.

O presidente brasileiro tem pressa para realizar o encontro, já que a partir de julho deverá concentrar esforços na campanha para a reeleição.

O governo brasileiro espera alcançar dois resultados centrais com a viagem. O primeiro é buscar uma solução para setores brasileiros que ainda enfrentam tarifas elevadas, que podem chegar a 50%. Apesar de flexibilizações recentes, áreas como o aço, determinados segmentos de máquinas e a pesca continuam sendo afetadas.

O segundo objetivo é avançar em um acordo de cooperação no combate ao crime organizado. Lula quer apoio do governo dos Estados Unidos para rastrear e recuperar dinheiro e bens provenientes de atividades ilegais que acabam sendo levados para o território norte-americano.

Fonte: R7