Urnas fecham em Macapá, último município a eleger prefeito no país

Por Agência Brasil

Escola Júlio Goncalves da Costa na comunidade de Santa Luzia do Pacui, eleição municipal de Macapá

As urnas foram fechadas às 17h em Macapá, no segundo turno da eleição municipal. A cidade foi a única do Brasil a ter votação neste domingo (20), após ter o calendário eleitoral deste ano adiado por causa do apagão de energia elétrica sofrido pelo Amapá ao longo do mês de novembro.

Disputaram o segundo turno os candidatos Josiel Alcolumbre (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania). Eles foram os primeiros colocados no primeiro turno, disputado em 6 de dezembro, quando receberam 29,46% e 16,03% dos votos válidos, respectivamente. Ambos votaram ainda pela manhã neste domingo.

Cerca de 292,7 mil eleitores estiveram aptos a votar em Macapá neste domingo. A apuração do resultado já foi iniciada pela Justiça Eleitoral e a expectativa é de que o vencedor seja divulgado em poucas horas.

O processo eleitoral em Macapá foi adiado devido ao apagão de energia elétrica que por mais de vinte dias, a partir de 3 de novembro, afetou do Amapá. A queda afetou 13 dos 16 municípios do estado. A capital foi a única cidade que não teve eleição nas datas incialmente previstas (15 e 29 de novembro).

O adiamento foi feito a pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, que à época, enquanto o estado ainda sofria com apagões, alegou falta de segurança para garantir a votação somente na capital amapaense.

Apesar do atraso, foram adotadas em Macapá as mesmas medidas sanitárias aplicadas nos demais municípios brasileiros em decorrência da pandemia de covid-19, como uso obrigatório de máscaras e distanciamento de ao menos um metro entre os eleitores.