Hoje é dia: chegada do celular ao Brasil completa 30 anos

Por Agência Brasil

Hoje é dia: chegada do celular ao Brasil completa 30 anos

O que era aquele aparelho grande colado ao ouvido e à boca das pessoas? Há 30 anos, os primeiros 700 equipamentos seriam habilitados no Brasil para uma das mais revolucionárias mudanças no ramo das telecomunicações, o telefone celular. A primeira chamada, no Rio de Janeiro, em 30 de dezembro de 1990, era só a ligação pioneira para as infinitas interconexões que essa evolução tecnológica provocaria. O mundo nunca mais seria o mesmo. Hoje, no Brasil, tem mais celular do que gente. Os benefícios e os prejuízos do equipamento são temas de reportagens nos diferentes veículos da Empresa Brasil de Comunicação. Fazer ligação virou só um detalhe.

Clique aqui para visualizar a tabela com as datas da semana.

O equipamento é a principal forma de os brasileiros entrarem na internet, como mostra reportagem da Agência Brasil. Até 2019, três em cada quatro brasileiros tinham acesso à internet e a telinha menor era a responsável pela maior parte dos acessos. Mais do que isso: para a maior parte das pessoas (59%) o acesso à rede ocorria exclusivamente pelo telefone. Além de ser uma ferramenta de informação e entretenimento, o celular traz possibilidades de inclusão, com os aplicativos.

Confira reportagem da TV Brasil

O uso do celular, entretanto, pode se transformar em um perigo no trânsito, gerar problemas de postura, alterar a qualidade do sono e criar dependência em diferentes públicos, além de, em alguns casos, ser prejudicial em ambientes escolares.

Confira reportagem abaixo da TV Brasil

O medo de ficar sem celular tem até nome: nomofobia. Ouça reportagem da Rádio Nacional em que especialistas explicam esse transtorno.

Até o Papa Francisco já falou sobre esse assunto. O puxão de orelha: as famílias devem guardar o celular quando estiverem fazendo refeições. Celular é importante, mas nada substitui uma boa conversa olho no olho.

Feliz Ano Novo

O dia da Confraternização Universal é tempo de esperança no mundo inteiro. O tempo não pára. Aliás, o tempo não para (sem acento). Palavras com grafias que se alteraram em português ainda requerem atenção de quem escreve no Brasil. O Acordo Ortográfico entrou em vigor, em caráter obrigatório, há cinco anos. Ainda tem dúvidas? Confira reportagens da Agência Brasil e ouça nas rádios para aprofundar seus conhecimentos.

Nascimento do cineasta, documentarista e jornalista russo Dziga Vertov (125 anos) - fez parte do movimento construtivista, escrevendo inúmeros artigos sobre a teoria do filme

Nascimento do ex-técnico paulista de basquete Aluísio Elias Ferreira Xavier, o Lula Ferreira (70 anos)

Nascimento do futebolista e treinador paulista Waldir Peres (70 anos) - considerado um dos mais importantes goleiros do futebol brasileiro

Criação do Parque Estadual da Pedra Azul, no Espírito Santo (30 anos)

Todas as semanas divulgamos as principais datas em conjunto com o projeto Efemérides da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Neste espaço, o leitor tem acesso aos episódios e às personalidades que tiveram presença no cenário nacional e mundial com os links do material produzido sobre os assuntos.
Acordo Ortográfico | Celular | Geral | Hoje é Dia
Últimas Notícias